A menos de um mês do embarque, os preparativos para a viagem dos estudantes selecionados pelo programa de intercâmbio Pontes para o Mundo estão em pleno andamento. Além de arrumar cadernos, canetas e roupas na mala, este também é o momento de cuidar da saúde mental, um passo essencial para maximizar os aprendizados, aumentar a autonomia e enriquecer a experiência no Reino Unido.
Com a intenção de oferecer um suporte completo, que inclua não apenas o aspecto acadêmico, mas também o bem-estar emocional, a Secretaria de Educação (SEEDF), com a colaboração da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), iniciou, na segunda-feira (8), sessões de acompanhamento psicológico para os estudantes selecionados e suas famílias.
As reuniões ocorrerão durante a semana, até sexta-feira (15), organizadas em grupos com os participantes e seus familiares. O objetivo das sessões é preparar os alunos para a experiência internacional, orientando-os a buscar ajuda quando necessário e, principalmente, a desenvolver autonomia por meio de exercícios de autorregulação realizados nas atividades.
Segundo Clara, a oferta desse cuidado é crucial para garantir uma preparação abrangente aos estudantes. “Não adianta focar apenas no aspecto acadêmico do programa. É fundamental trabalhar também as habilidades pessoais e socioemocionais. Como eles ainda estão em fase de formação, esse suporte é vital para prevenir possíveis dificuldades e orientar estratégias de cuidado no dia a dia, promovendo a autonomia e o desenvolvimento emocional”, explica a psicóloga.
O apoio emocional oferecido pela equipe técnica já está mostrando resultados entre os participantes. As sessões têm sido um espaço acolhedor e prático para lidar com sentimentos, incluindo a ansiedade gerada pela expectativa do intercâmbio. “O atendimento psicológico foi crucial para gerenciar a ansiedade antes da viagem e me deu mais confiança para enfrentar essa nova experiência. Os psicólogos foram atenciosos e sensíveis, ajudando a encontrar soluções para lidar com as expectativas e desafios do intercâmbio”, destacou Felipe Berg, de 16 anos, estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 06 de Ceilândia.
A psicóloga Clara Outeiral faz parte da equipe responsável pelos atendimentos preventivos e também acompanhará os alunos durante parte do intercâmbio.
Suporte em solo estrangeiro
Durante as sessões, os adolescentes participaram de atividades práticas, como escrever cartas para si mesmos, que serão lidas ao final da viagem. A proposta é que eles consigam perceber as transformações e o crescimento pessoal proporcionados pelo intercâmbio.
Clara também explicou aos estudantes como será o atendimento quando estiverem no exterior. “Eles terão acesso a atendimento médico e psicológico por meio do seguro de saúde contratado, mas nossa intenção é atuar como uma ponte, garantindo que se sintam seguros para buscar ajuda. Já teremos um vínculo estabelecido aqui, o que facilita muito na hora de recorrer a nós lá fora”, reforçou.
Com esse suporte ampliado, a SEEDF reafirma seu compromisso de oferecer aos intercambistas não apenas uma experiência acadêmica e cultural, mas também o apoio necessário para que essa vivência seja realizada com mais segurança, equilíbrio e autonomia.
Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)