-
Home / GDF / 1ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação debate desafios de gestão das UCs

1ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação debate desafios de gestão das UCs

IBRAM promove a 1ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação

O Instituto Brasília Ambiental, por meio de sua Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), realizou nesta segunda-feira, 22, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a 1ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação, considerada um sucesso de temática e de público.

O evento, realizado no ano em que se comemora 14 anos da Lei Complementar 827/2010, que instituiu o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), foi um concorrido debate sobre os desafios e a gerência das UCs. Contou com a participação de dezenas de servidores da área ambiental e representantes da comunidade em geral.


Na abertura da conferência, o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, agradeceu a participação da comunidade e ressaltou a importância de todos debaterem o assunto, “Reconhecemos que há falhas, mas o evento de hoje é justamente para que com a ajuda de vocês, possamos diminuir cada vez mais as falhas e sermos mais eficientes na preservação do nosso bioma”. O Brasília Ambiental tem sob a sua gestão 82 UCs e uma Reserva do Patrimônio Natural (RPN).


O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Gutemberg Gomes, também destacou a importância do bioma. “O nosso Cerrado é uma infinidade de biodiversidade, as alterações climáticas estão cada vez mais presentes para nos alertar da necessidade de debatermos soluções para, efetivamente, preservar o nosso meio ambiente”.

Avaliação– A conferência foi avaliada positivamente. “Alcançamos os objetivos de compartilhar com todos: as ações da Sucon perante os projetos de governo, e as realizadas com a sociedade civil organizada; nossa nova metodologia de planejamento, resultado e recomendações; as parcerias que são desenvolvidas, no âmbito do Brasília Ambiental, quanto às Unidades de Conservação e a biodiversidade; além de trazer para a discussão o tema do incentivo ao uso público nas áreas, especialmente protegidas, buscando conciliar a visitação, o uso, de forma ordenada e harmônica com a preservação ambiental”, avaliou a superintendente da Sucon, Marcela Versiani.

A superintendente ressaltou ainda a interação dos participantes. “Tivemos um bom público. O auditório estava repleto de pessoas comprometidas com a temática, que interagiram, questionaram, discutiram e engrandeceram o evento”.

A conferência também contou com a participação do promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Prodema), Roberto Carlos Batista, e o Diretor Presidente do Jardim Botânico de Brasília, Allan Freire, entre outros representantes da área ambiental.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: IBRAM

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.