-
Home / Geral DF / Veja os aspectos positivos e negativos do uso da IA na educação

Veja os aspectos positivos e negativos do uso da IA na educação

Inteligência artificial está revolucionando a rotina dos estudantes

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente na vida das pessoas. Ferramentas de interação e respostas rápidas estão em constante evolução, em uma corrida que nem sempre a sociedade consegue acompanhar e se adaptar adequadamente, o que acaba por levantar pontos positivos e negativos sobre o assunto.

Este fenômeno também ocorre na educação. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a Educa Insights, 71% dos estudantes entrevistados utilizam frequentemente IA na rotina de estudos.

Os dados fazem parte da pesquisa “Inteligência Artificial na Educação”. Segundo o levantamento, 29% dos entrevistados utilizam as ferramentas nos estudos diariamente e 42% semanalmente, totalizando 71% que usam a IA frequentemente.

A pesquisa, realizada em julho deste ano, foi feita com 300 estudantes universitários que ingressaram na faculdade entre o final de 2023 e o início de 2024, além de estudantes que têm interesse em uma graduação particular, com idades entre 17 e 50 anos, das cinco regiões do país.

Para o doutor em filosofia e educador Marcos Amatucci, é preciso contextualizar a pesquisa, já que a amostra é muito pequena tendo em vista o universo de milhões de estudantes brasileiros, muitos deles localizados em escolas públicas, e nem todos têm acesso às ferramentas de IA. Ainda assim, as instituições de ensino devem estar atentas às novas ferramentas.

Uso improdutivo da IA nos estudos

Conforme o educador, o maior problema ocorre quando o aluno deseja que a inteligência artificial faça todo o trabalho para ele. “Isso é ruim, porque, além de ser uma trapaça, e, portanto, antiética, a prática diminui o treinamento do aluno na escrita e na organização das ideias, sendo completamente contraproducente”, ressalta.

Lado bom das respostas rápidas da IA

Marcos Amatucci acredita que o principal benefício da IA nos estudos é a possibilidade de interação com as ferramentas. “É possível tirar dúvidas, perguntar sobre o conteúdo de um livro para saber se é aquilo que você realmente espera antes de começar a ler e pedir sugestões de leitura. É uma maneira de ser mais assertivo e usar a IA para pedir orientação”, explica.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.