-
Home / Geral DF / Exposições na CLDF evidenciam o papel de Brasília nas relações internacionais

Exposições na CLDF evidenciam o papel de Brasília nas relações internacionais

Três exposições em cartaz simultaneamente na Câmara Legislativa evidenciam o papel de Brasília nas relações internacionais

A Capital sedia as embaixadas, acolhendo o corpo diplomático de várias nacionalidades, e a CLDF, como representante do povo do Distrito Federal, está integrada ao conjunto de instituições que mantêm cooperação com as delegações estrangeiras.

Sob a coordenação do Conselho de Cultura da Câmara Legislativa, as mostras são realizadas em parceria com as embaixadas de Trinidad e Tobago, Equador e Israel e tratam de aspectos históricos, culturais, sociais e geográficos, entre outros, desses territórios.

Com visitação até o próximo dia 27, “Visões” traz fotografias da jornalista Cláudia Godoy que apresentam um panorama de Trinidad e Tobago, país insular caribenho onde foi perfurado o primeiro poço de petróleo do mundo, no ano de 1857, e em que surgiu o “Steelpan” – tambor de aço criado por afrodescendentes, considerado instrumento nacional, e ao qual a ONU dedicou uma data celebrada anualmente.

Já a mostra intitulada “Vulcões”, com trabalhos do equatoriano Jorge Lara, que pode ser visitada até 16 de outubro, retrata, por meio de cores e da abstração geométrica, uma característica do país da América Central: a presença de mais de quatro dezenas de vulcões é justamente um ponto marcante da paisagem do Equador.

Em suas telas, o artista, residente no Brasil, pretende enfatizar a ideia de harmonia com a natureza: o Estado equatoriano, em sua Carta Magna, escrita em 2008, expressa o reconhecimento da Pachamama (Mãe Terra) como detentora de direitos constitucionais.

Noutra linha, a exposição “Céu sem Estrelas: Infância na Shoá”, aberta até o final deste mês, é dedicada às crianças judias. Organizada pelo Museu do Holocausto, sediado em Jerusalém, é composta por 27 painéis que, por meio de desenhos, poemas, cartas e brinquedos, descrevem estratégias de sobrevivência durante o Holocausto, depoimentos e textos explicativos, divididos por temas.

Perspectivas

Ao longo de sua existência, o Legislativo do Distrito Federal tem estado em contato com as representações, sediadas em Brasília, de países que mantêm relações diplomáticas com o Brasil. Vários eventos, em áreas diversas, como a cultura, vêm sendo realizados de maneira colaborativa: as exposições são alguns deles.


“A Câmara Legislativa mantém as portas abertas para os países que estabelecem relações diplomáticas com a nação brasileira. Ao receber, em seus espaços culturais, mostras que apresentam diversas perspectivas de Estados internacionais, a CLDF aproxima-os dos brasilienses e ratifica o respeito pelo princípio da autodeterminação dos povos”, observa o deputado Wellington Luiz, presidente da Casa.


As exposições “Visões – Trinidade e Tobago”, “Vulcões” e “Céu sem Estrelas: Infância na Shoá” podem ser visitadas no Espaço Cultural Athos Bulcão e na Galeria do Espelho d’Água da Câmara Legislativa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 19 horas. As mostras têm entrada franca e a classificação indicativa é livre para todos os públicos.

Para saber mais

Céu sem Estrelas: Infância na Shoá – Crianças durante o Holocausto

Visões – Trinidad e Tobago – Fotografias de Claudia Godoy

Vulcões – Telas do equatoriano Jorge Lara


Fonte: Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.