-
Home / Brasil / Trabalhadores e movimentos populares fazem ato pelo fim da escala 6×1 nesta sexta (15), em BH

Trabalhadores e movimentos populares fazem ato pelo fim da escala 6×1 nesta sexta (15), em BH

Manifestação na Praça 7 defende a redução da jornada de trabalho e luta por melhores condições de vida

Trabalhadores e movimentos populares se reunirão nesta sexta-feira (15) na Praça Sete, em Belo Horizonte (MG), para protestar contra a escala de trabalho 6×1, que exige seis dias de trabalho para apenas um de descanso. Com início às 9h, o ato levanta a bandeira pela redução da jornada, denunciando os impactos da carga horária exaustiva na saúde mental e física dos trabalhadores.

Karla Vitória, do Movimento Trabalho e Dignidade, destaca que o fim da escala 6×1 é uma reivindicação histórica e urgente. “A possibilidade de retomarmos a pauta da redução da jornada de trabalho é um marco. A PEC proposta pela deputada Erika Hilton e Rick Azevedo só avança com o apelo popular. A luta nas ruas é essencial para mudar essa realidade”, afirmou.


Ela também apontou a importância da mobilização. “Essa luta mostra que não estamos reféns do Congresso Nacional e que podemos pautar demandas importantes para a classe trabalhadora”, defende. A mobilização foi reforçada nas redes sociais e em panfletagens nesta quarta (13) e quinta-feira (14), de acordo com os organizadores, e conta com o apoio de diversos movimentos.


Segundo Karla, a precarização do trabalho afeta diretamente a vida dos brasileiros, limitando o convívio social e o cuidado com a saúde. “A realidade do emprego no Brasil é a ultra exploração. Nossa luta é pela redução da jornada, sem redução salarial, para que todos possam ter mais qualidade de vida. Nossa chance de mudar isso é agora, por meio da organização coletiva e da presença nas ruas”, explica.

Karla ainda ressaltou os danos psicológicos e físicos causados pelo modelo de trabalho atual. “Trabalhar na escala 6×1 mói qualquer pessoa. O tempo e o salário são insuficientes para atividades como exercício físico ou lazer. Somos um dos países com pior saúde mental e essa cobrança por produtividade agrava a situação. A conta não fecha, e a mudança é urgente”,

Serviço

Manifestação unificada contra a escala de trabalho 6×1

Quando: 15 de novembro, às 9h

Onde: Praça Sete, Belo Horizonte

Fonte: BdF Minas Gerais

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.