-
Home / Geral DF / Quase 50 mil mamíferos do Pantanal morreram nas queimadas de 2020, diz estudo

Quase 50 mil mamíferos do Pantanal morreram nas queimadas de 2020, diz estudo

O Grupo de Estudos em Vida Silvestre (GEVS) publicou um artigo no Journal of Applied Ecology, periódico científico da British Ecological Society, para falar dos resultados de um estudo a respeito da morte de mamíferos no grande incêndio que dizimou o Pantanal em 2020. Os pesquisadores utilizaram modelagem espacial para estimar a quantidade de indivíduos que perderam a vida na ocasião.

“Os dados apontam que 26 das 27 espécies de mamíferos de médio e grande porte, presentes na região, morreram diretamente devido aos incêndios, com uma estimativa média em torno de 49 mil indivíduos”, diz José Luis Cordeiro, que é pesquisador da Fiocruz Ceará e um dos autores da pesquisa. A declaração foi publicada em um comunicado da Fiocruz.

Na análise, foram usadas as amostragens de carcaças com protocolo de observadores duplos para estimar os números e avaliar os padrões espaciais da mortalidade direta de mamíferos de médio e grande porte em uma reserva com 1.080 quilômetros quadrados no Pantanal Norte, a RPPN Sesc Pantanal. Dentre esses animais, os mais afetados foram macacos-prego, cutias, catetos, queixadas, antas, veados mateiro e catingueiro, tamanduás-mirins, quatis e capivaras. Os pesquisadores frisam que três dessas espécies estão ameaçadas de extinção: macaco-prego, queixada e anta.

O incêndio de 2020 durou 43 dias e atingiu cerca de 93% da reserva. A abrangência do fogo bateu recorde na ocasião, mas as queimadas deste ano superaram a marca histórica do Pantanal.


*Revista Galileu

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.