Na manhã desta quarta-feira (18/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Polícia Militar (PMMG), realizou a operação Faetonte, com o propósito de desmantelar uma rede de tráfico de drogas que operava em Viçosa e região, na Zona da Mata. Foram cumpridos cinco mandados de prisão, um de internação provisória contra um adolescente de 17 anos, além de 19 mandados de busca e apreensão.
As ações foram realizadas nos bairros Vale do Sol, São Sebastião, Coelhas, União e Centro, áreas conhecidas pela concentração de atividades criminosas. Ao todo, foram presos suspeitos com idades entre 25 e 36 anos, sendo que três deles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Um dos investigados ainda está foragido.
Entre os mandados cumpridos, um deles foi executado na cela de um dos alvos, que já estava detido no sistema prisional, com apoio da Polícia Penal.
Coordenada pelos delegados Renato Zanco e Moisés Albuquerque, a operação mobilizou 65 policiais civis, 30 policiais militares da 10ª Companhia Independente da PMMG e contou com o suporte de cães farejadores do Grupamento de Rondas Ostensivas com Cães (Rocca).
Materiais Apreendidos
Durante as buscas, foram confiscados 15 celulares e um HD externo; 24 tabletes e 25 buchas de maconha; 13 pinos de cocaína; uma pedra de crack; um comprimido de ecstasy; uma pedra de haxixe; quatro balanças de precisão; microtubos usados para armazenar drogas; duas máquinas de cartão utilizadas para transações do tráfico e cerca de R$ 7,8 mil em dinheiro, suspeito de ser fruto da atividade criminosa.
Além disso, o armamento do grupo foi identificado, com a apreensão de 86 munições dos calibres .40, 380 e 38. Também foram recolhidos um veículo utilizado por um dos suspeitos, uma câmera de segurança, um relógio inteligente e cadernos com anotações que evidenciam a estrutura financeira e operacional da organização criminosa.
Origem do Nome
O delegado Moisés Albuquerque explicou que o nome da operação, Faetonte, faz alusão à firmeza necessária na resposta policial. A referência vem da mitologia grega, em que Faetonte perde o controle da carruagem do Sol e precisa ser contido para evitar uma tragédia. “A operação simboliza a intervenção rápida e decisiva para impedir que a criminalidade continue prejudicando a população”, afirmou.
As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar outros envolvidos no esquema criminoso.