-
Home / Ocorrências / PCMG Teófilo Otoni: operação Anônimos combate apologia ao crime em redes sociais

PCMG Teófilo Otoni: operação Anônimos combate apologia ao crime em redes sociais

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quinta-feira (10/7), a operação Anônimos, com o objetivo de combater a apologia ao crime por meio de redes sociais. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte, João Monlevade, na Região Metropolitana, e nas cidades de Governador Valadares, Frei Inocêncio, Ataléia, Franciscópolis, Teófilo Otoni e no distrito de Pedro Versiani, no Vale do Mucuri.

Durante a operação, diversos celulares e outros materiais foram apreendidos para auxiliar nas investigações.

Contexto

As investigações identificaram dezenas de comentários em redes sociais que exaltavam grupos criminosos e seus membros. Esses comentários foram feitos em publicações de jornalistas locais ao longo de 2024, período marcado por intensos conflitos entre organizações criminosas na região do Vale do Mucuri.

Ao longo do trabalho investigativo, 19 pessoas foram identificadas como suspeitas de realizarem as postagens, todas feitas por meio de perfis falsos. Os envolvidos podem responder pelos crimes de apologia ao crime e associação com organização criminosa.

A operação foi conduzida pela 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Teófilo Otoni, com o apoio das equipes especializadas em tráfico de drogas e crimes cibernéticos.