A destinação adequada dos resíduos de caixa de gordura é um cuidado essencial que a população deve ter para promover a saúde pública e proteger o meio ambiente. Para facilitar essa tarefa, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) oferece esse atendimento gratuitamente. Nos seis primeiros meses deste ano, foram coletadas 39,4 toneladas desse tipo de resíduo. Em 2024, o total alcançou 81,84 toneladas, evitando que substâncias oleosas contaminassem cursos d’água e sobrecarregassem a rede de esgoto.
O SLU pode ser contatado por moradores, condomínios e prédios públicos, com um limite de 60 litros por solicitação. Para agendar a coleta, basta ligar para o telefone 162 ou abrir uma solicitação no ParticipaDF. O recolhimento acontece entre 7h e 15h20, sendo importante que os resíduos estejam bem embalados em sacos plásticos resistentes e que a água acumulada seja drenada previamente.
Andréa Almeida, diretora técnica do SLU, explica que a caixa de gordura é obrigatória e serve para reter resíduos sólidos antes que cheguem ao sistema de esgoto. “A parte líquida escorre para a rede, mas a parte sólida deve ser embalada corretamente para a coleta,” orienta. “Esse material não pode ser descartado no lixo comum ou seletivo, pois comprometeria nossas usinas e poderia causar contaminação ambiental.”
Além do serviço de coleta das caixas de gordura, Andréa lembra que o descarte do óleo de cozinha também deve ser feito de forma correta: “Não se deve jogar óleo na pia. A recomendação é armazená-lo em garrafas PET e levá-las aos pontos de coleta, onde fazemos o recolhimento. Se esse material for parar no sistema de tratamento de esgoto, ele contaminaria a água e causaria entupimentos.”
Os resíduos coletados pelo SLU têm destinação específica no aterro sanitário, em área isolada e distante dos drenos, garantindo um descarte seguro.
Orientações do SLU sobre a coleta nas caixas de gordura:
- Separe os resíduos em sacos plásticos reforçados para evitar rasgos devido ao peso. Drene toda a água acumulada e acondicione apenas os resíduos sólidos de gordura.
- O SLU não realiza a remoção nem a limpeza interna das caixas de gordura.
- O serviço não atende estabelecimentos comerciais ou locais com geração de resíduos acima de 60 litros.