-
Home / GDF / Cartilha apresenta informações sobre proteção a mulheres em casos de violência doméstica e familiar

Cartilha apresenta informações sobre proteção a mulheres em casos de violência doméstica e familiar

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lançou, através da Escola de Assistência Jurídica (Easjur/DPDF), a quinta edição da série “Você não sabe? A Defensoria te ensina”. Publicado na terça-feira (12), o material aborda 50 situações enfrentadas pela instituição relacionadas aos direitos das mulheres, em homenagem ao aniversário da Lei Maria da Penha, celebrado em 7 de agosto.

A publicação apresenta dúvidas frequentes da população, refletindo experiências de diversas mulheres que, muitas vezes, desconhecem seus direitos garantidos pela Constituição Federal, pela Lei Maria da Penha e por outras legislações protetivas. Sem esse conhecimento, muitas vítimas permanecem vulneráveis, sem acesso a medidas que poderiam interromper o ciclo de agressões e proteger sua integridade. Além disso, o material detalha contextos que configuram violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, e explica as medidas de proteção disponíveis.

A série é inspirada nas experiências da DPDF em suas diversas áreas de atuação e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos de adotar informações e comportamentos errôneos, além dos impactos disso no dia a dia do sistema de Justiça. A abordagem é dinâmica e essencial para a educação em direitos, utilizando uma linguagem didática, simples e acessível.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, enfatizou que lançar a quinta edição da série próximo ao aniversário da Lei Maria da Penha destaca a importância do trabalho preventivo. “Informação clara é uma ferramenta poderosa para fortalecer a rede de proteção e salvar vidas. Quando as mulheres conhecem seus direitos, elas ganham recursos para romper o ciclo da violência e buscar apoio de forma mais segura”, afirmou.

O defensor público e diretor da Easjur/DPDF, Evenin Ávila, destacou que o conhecimento transmitido de forma didática é um valioso instrumento para aliviar a carga do Judiciário. “Quando a população entende seus direitos e deveres, evita ações baseadas em interpretações equivocadas. A prevenção é sempre o melhor caminho, pois preserva recursos, tempo e promove soluções mais harmoniosas”, observou.

A defensora pública chefe do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Rafaela Ribeiro Mitre, coautora da cartilha, afirmou que a educação em direitos é fundamental para a prevenção da violência doméstica contra a mulher. “Conhecer a lei e os recursos disponíveis aumenta a capacidade de decisão, amplia a rede de proteção e contribui para a transformação de realidades marcadas pela violência”, concluiu.

Para acessar a nova edição da série, clique aqui.

Com informações da Defensoria Pública do DF

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.