As vítimas estavam em condições de maus-tratos em uma chácara às margens da BR-365, em Araguari, no Triângulo Mineiro.
O resgate foi realizado pela Secretaria de Saúde após uma denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Dez idosos, com idades entre 57 e 91 anos, foram resgatados em uma casa que funcionava como uma clínica clandestina. A ação ocorreu na última quinta-feira (13), após solicitação do MPMG, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Durante a fiscalização, os idosos foram encontrados debilitados, desidratados e desnutridos.
A Vigilância Sanitária verificou que o imóvel não apresentava condições adequadas de higiene e estrutura. Além disso, os medicamentos dos idosos estavam armazenados de maneira inadequada, e não havia alimentos apropriados disponíveis.
“Eles se alimentavam basicamente de arroz, batata, batata-doce e mingau de maizena. Havia remédios espalhados por toda a casa, sem condições sanitárias e acessibilidade, e uma rampa muito íngreme”, detalhou a secretária de Saúde do município, Thereza Christina Griep, ao g1. O responsável pela clínica não apresentou documentos que autorizassem seu funcionamento, e ninguém foi preso.
Dos dez idosos resgatados, quatro foram devolvidos às suas famílias, enquanto os outros seis foram encaminhados ao Hospital Padre Júlio Cezar Siqueira, em Araguari, onde estão recebendo atendimento médico. Segundo a secretária, o estado de saúde deles é estável. Após a alta, eles serão transferidos para uma instituição de longa permanência em Uberlândia.
Clínica irregular descoberta após mortes
A morte de quatro idosos e o desaparecimento de outro em um curto período de tempo no mesmo local levantaram suspeitas sobre a situação na clínica.
“Morreu um, depois outro. Em seguida, um desapareceu e foi localizado em outra chácara. Dois faleceram no mesmo dia, o que levou a Vigilância Sanitária de Uberlândia a investigar o local”, explicou Thereza.
A Vigilância Sanitária de Uberlândia começou a investigação e acionou o Ministério Público. Como a clínica clandestina estava em Araguari, o caso foi transferido para as autoridades locais, que realizaram o resgate das vítimas.