Com o intuito de capacitar servidores a utilizar o Sistema de Gestão de Contratos (e-ContratosDF), a Secretaria de Economia (Seec-DF) oferecerá, a partir de segunda-feira (25), um curso sobre o ciclo de celebração de contratos na Escola de Governo (Egov). A iniciativa visa garantir maior eficiência, eficácia e efetividade na administração pública. As inscrições estarão abertas até quinta-feira (21), através deste link.
Destinado a servidores que trabalham na área de contratos, gestores e fiscais, o curso abordará temas como cadastro de contratos, aditivos e apostilamentos, uso de filtros para extração de informações, ordens de serviço e entrega, quitação, além da legislação relacionada ao sistema e à fiscalização contratual.
As aulas serão conduzidas por Sara Sousa, gerente de Soluções Integradas e especialista em Gestão de TI, e João Paulo Monteiro, diretor de Monitoramento do e-ContratosDF e cientista de dados. A metodologia adotada incluirá aulas teóricas e atividades práticas.
“As aulas teóricas são fundamentais para apresentar conceitos, fundamentos e a importância do sistema para a gestão”, explica João Paulo. “As atividades práticas, por sua vez, permitem que os servidores solidifiquem o conhecimento em situações reais”, complementa.
Sistema
O e-ContratosDF faz parte do Programa Gestão de Compras Governamentais do Distrito Federal (ComprasDF), criado para centralizar a gestão de contratos, possibilitar o gerenciamento online dos instrumentos e aumentar o controle, a transparência e a participação social no ciclo de compras públicas.
O uso do sistema é obrigatório na maioria dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do DF que utilizam o Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGo) para seus registros financeiros. Essa obrigatoriedade foi estabelecida pelos Decretos nº 39.211/2018 e nº 40.447/2020, sendo a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) a responsável pela supervisão de sua utilização.
Secretaria de Economia