-
Home / GDF / Painel debate avanços da saúde diante das transformações digitais

Painel debate avanços da saúde diante das transformações digitais

A Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participaram, nesta quarta-feira (20), da 7ª edição da mostra Brasília Mais TI, cujo tema deste ano é “Como humanos e máquinas podem redefinir o futuro juntos?”. O evento, que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães entre os dias 19 e 21 de agosto, reúne especialistas, gestores públicos, startups e pesquisadores para discutir ciência, inovação e tecnologia.

A programação incluiu oficinas gratuitas sobre negócios, vendas, inteligência artificial, empreendedorismo e marketing, além de debates estratégicos com painelistas e palestrantes. O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, e o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira, participaram do painel “Medicina do futuro: o que podemos esperar?”, onde refletiram sobre os desafios e avanços na saúde em face das transformações digitais.

“Médico por formação, pude notar como os avanços tecnológicos chegaram rapidamente ao setor privado. No setor público, esse progresso é mais lento, mas essencial para garantir maior eficiência e efetividade, além de aumentar o acesso da população aos serviços, especialmente no Sistema Único de Saúde [SUS]”, afirmou Lacerda.

Entre os principais pontos destacados pelo secretário, está o desafio de integrar diferentes bases de dados da saúde. Segundo ele, a falta de comunicação entre os sistemas dificulta o acompanhamento da trajetória do paciente. “No DF, atendemos pacientes de todo o Brasil. Por isso, buscamos a colaboração de outros estados para criar um banco de dados integrado”, explicou.

Tecnologia na Prática

Representando o IgesDF, Rodolfo Lira apresentou soluções já implementadas pelo Instituto, como o uso de tecnologias na cadeia de suprimentos e no cuidado assistencial, além da teleconsulta nas unidades de pronto atendimento (UPAs), que tem acelerado o atendimento a pacientes com menor gravidade.

Além das discussões sobre medicina, a programação do Brasília Mais TI incluiu painéis sobre cibersegurança, cidades inteligentes, sustentabilidade, pejotização e regulação da inteligência artificial, todos alinhados ao tema central do evento.

“A telemedicina já é uma realidade nas UPAs, com resultados positivos para pacientes classificados com pulseira verde. Nosso objetivo é expandir essa prática para todas as 13 unidades em operação e também para as seis novas que estão sendo construídas”, disse o diretor.

Lira também anunciou investimentos em andamento, como o Command Center, um espaço centralizado para coleta e análise de dados em tempo real, visando decisões rápidas e eficientes, além de um futuro programa de cirurgias robóticas no Hospital de Base (HBDF). “Estamos investindo em tecnologias que não apenas modernizam a gestão hospitalar, mas também trazem economia e resultados diretos para os pacientes”, destacou.

Programação Diversificada

A programação do Brasília Mais TI, além das discussões médicas, incluiu painéis sobre cibersegurança, cidades inteligentes, sustentabilidade, pejotização e regulação da inteligência artificial, sempre conectados ao tema central da mostra.

Carlos Jacobino, presidente do Sindicato das Indústrias da Informação (Sinfor-DF), organizador do evento, ressaltou a importância da presença da SES-DF. “Tecnologia e saúde estão profundamente interligadas. Observamos a aplicação da inteligência artificial em diagnósticos, telemedicina e até em procedimentos cirúrgicos. A participação de gestores da saúde nesses debates demonstra como essas inovações podem beneficiar a população”, afirmou.

A mostra também contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais, um torneio de robótica, um hackathon (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas), uma feira de negócios com estandes de demonstração e o Prêmio Sinfor de TI, que homenageia empresas e profissionais de destaque na área de tecnologia do DF.

Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do IgesDF.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.