-
Home / GDF / Inteligência artificial é destaque na abertura da 7ª Mostra Brasília Mais TI

Inteligência artificial é destaque na abertura da 7ª Mostra Brasília Mais TI

Com foco em inteligência artificial (IA), a 7ª edição da mostra Brasília Mais TI teve início na terça-feira (19), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Organizado pelo Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF), o evento deve atrair mais de 15 mil visitantes ao longo de três dias.

A programação inclui mais de 40 oficinas gratuitas, palestras com especialistas nacionais e internacionais, batalhas de robôs, um hackathon da IBM e sorteios de R$ 100 mil em bitcoins. A agenda transforma a capital em um espaço de destaque para o potencial tecnológico e um ponto de conexão para novas ideias e parcerias.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, enfatizou que a tecnologia é um eixo estratégico para a gestão e destacou a importância da inteligência artificial para o futuro da capital. “O Distrito Federal está preparado para liderar a transformação digital no Brasil. A inteligência artificial é um caminho sem volta, e devemos utilizá-la para melhorar a gestão pública, aproximando os cidadãos dos serviços do Estado e garantindo mais eficiência e transparência”, afirmou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Costa Júnior, ressaltou que a inteligência artificial é central na estratégia do governo para preparar a população para os novos desafios: “Investir na capacitação e no conhecimento em IA é essencial. O Distrito Federal já abriga um dos centros de IA mais avançados do Brasil, focado em buscar soluções tecnológicas inteligentes para o setor público.”

O centro mencionado pelo secretário é o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA-DF), inaugurado em maio deste ano e localizado no Parque Tecnológico Biotic. Resultado de um convênio de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o projeto recebeu um investimento inicial de R5milho~es,comametadealcanc\carR 5 milhões, com a meta de alcançar R 20 milhões até 2026. O CIIA irá desenvolver soluções de IA nas três áreas estratégicas iniciais: saúde, educação e segurança pública.

Um dos pilares do CIIA é o Laboratório Multiusuário de Inteligência Artificial (LIA), que possui infraestrutura de ponta para atender pesquisadores, servidores públicos e startups. O LIA cria um ambiente colaborativo para transformar pesquisas em aplicações práticas que impactam diretamente a sociedade.

Carlos Jacobino, presidente do Sinfor-DF, destacou que o evento reflete o amadurecimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal e o papel central da IA nesse contexto. “Temos empresas, talentos e soluções que atendem tanto demandas locais quanto internacionais. O Brasília Mais TI mostra ao país que a capital já é uma referência em tecnologia e inovação. A inteligência artificial, em particular, representa o presente e o futuro desse movimento, e Brasília está pronta para liderar essa transformação.”

Com informações da Secti-DF.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.