Um passeio para observar o olhar da onça-pintada, o salto do mico-leão-dourado, a melodia das aves e o comportamento de répteis, entre muitos outros animais fascinantes do Zoológico de Brasília. Assim foi a manhã de mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Brazlândia, durante um evento promovido pela unidade nesta sexta-feira (29). A atividade fez parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher.
Cerca de 17 mulheres, acompanhadas por seus filhos, participaram do passeio no zoológico, organizado pelo Creas de Brazlândia. “O objetivo foi envolver essas famílias na conscientização sobre a importância da prevenção da violência contra as mulheres e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, explicou Lara Rodrigues, assistente social do Creas Brazlândia. “No nosso dia a dia, buscamos proporcionar diversas garantias às famílias, incluindo o convívio familiar, comunitário e momentos de lazer. Este evento é uma oportunidade valiosa para garantir exatamente isso.”
Instituído pela Lei nº 14.448/2022, o Agosto Lilás é dedicado à proteção da mulher, com foco na conscientização sobre o combate à violência de gênero. A norma também prevê campanhas informativas sobre os tipos de violência, formas de prevenção e divulgação de canais de denúncia e órgãos de proteção às vítimas.
“O Creas desempenha um papel fundamental na proteção de famílias que enfrentam situações de violação de direitos”, ressaltou Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social. Cerca de 17 mulheres, acompanhadas de crianças e adolescentes, participaram do passeio, que ocorreu pela manhã em um ônibus fornecido pela secretaria. Durante a visita, as famílias exploraram as principais áreas de observação de animais, participaram de um momento de reflexão e desfrutaram de um lanche especial.
O grupo foi acompanhado por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais do Creas de Brazlândia, uma unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), que oferece suporte socioassistencial a famílias em situações de violação de direitos, como violência, abandono e negligência.
O papel do Creas
“O Creas desempenha um papel essencial na proteção de famílias que enfrentam violações de direitos”, destacou a secretária Ana Paula Marra. “A proposta é que as famílias se sintam protegidas e tenham acesso a informações, lugares e experiências que possam transformar suas vidas de maneira positiva.” Diferentemente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que atua na prevenção, o Creas atende aqueles que já sofreram violações de direitos.
A unidade oferece acompanhamento especializado com escuta qualificada, atendimento emergencial e contínuo. Dependendo do caso, as famílias podem ser incluídas em programas sociais e receber auxílios financeiros. Além disso, são realizados encaminhamentos para serviços de saúde, educação, segurança, moradia, entre outros.
O atendimento ocorre diretamente na unidade, onde é feita a avaliação da situação de risco social do usuário, ou por meio de encaminhamentos de outros órgãos.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)