Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em colaboração com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu, na manhã desta segunda-feira (8/9), cerca de 2 toneladas de maconha e aproximadamente 10 quilos de haxixe. A ação ocorreu em uma área de sítios no bairro São Pedro, na Cidade Alta, e resultou na prisão em flagrante de dois homens, de 31 e 33 anos.
A operação, chamada Ceifa, é resultado do monitoramento feito pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Juiz de Fora, em parceria com a PRF, para acompanhar as rotas do tráfico de drogas na região. Durante a operação, além das drogas, os policiais encontraram uma prensa utilizada para a preparação e prensagem de substâncias.
De acordo com o delegado Márcio Rocha, as investigações apontam que Juiz de Fora estava sendo utilizada como um ponto de distribuição para o tráfico. “A droga apreendida tinha como destino o estado do Rio de Janeiro. A atuação conjunta e a rápida resposta das forças de segurança demonstram a eficácia do trabalho integrado contra o crime organizado”, destacou.
O agente da PRF Thiago Codeço enfatizou a importância da colaboração entre as instituições. “Esta operação mostra como a união de esforços é fundamental. Quando a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal atuam de forma coordenada, o impacto no combate ao tráfico de drogas é muito maior, resultando em benefícios mais efetivos para a sociedade”, afirmou.
As investigações continuam pelo setor de inteligência da Delegacia Regional de Polícia Civil em Juiz de Fora, com o objetivo de identificar todos os envolvidos, incluindo os proprietários da propriedade onde as drogas foram encontradas, além de aprofundar a investigação sobre a rota completa dos entorpecentes.
Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional.