-
Home / GDF / Ação conjunta desconstitui início de parcelamento irregular às margens de córrego no Sol Nascente

Ação conjunta desconstitui início de parcelamento irregular às margens de córrego no Sol Nascente

LEITORES ONLINE:

Uma operação conjunta entre a Secretaria DF Legal e a 19ª Delegacia de Polícia nesta sexta-feira (12) impediu a consolidação de um parcelamento irregular do solo que havia começado há menos de seis meses na área rural do Sol Nascente. A tentativa de dividir o terreno ocorria ao lado de um córrego, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). A ação contou ainda com o apoio da Neoenergia e da Administração Regional do Sol Nascente.

Apesar de ser recente, os responsáveis pelo parcelamento irregular já haviam instalado ruas e postes para fornecer energia e iluminação. No entanto, a área está localizada em uma zona rural, o que proíbe a construção de condomínios ou outras edificações urbanas.

Outro ponto preocupante é que o local faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, ao lado de uma Área de Preservação Permanente (APP) de um córrego que abastece o Rio Descoberto.

O delegado-chefe da 19ª DP, encarregado de identificar o parcelamento, explicou que os responsáveis pretendiam vender pequenos lotes para aumentar o lucro. “Isso seria insustentável, com várias casas à beira do córrego. Com a chegada das chuvas, haveria acúmulo de lixo e assoreamento do leito do rio,” comentou.

Em linha com o trabalho realizado pela DF Legal, o chefe da 19ª DP destacou a importância de agir antes do início das construções. “Queremos realizar essas operações antes que as pessoas adquiram lotes irregulares, buscando o grileiro ou responsável pelo parcelamento. Assim, garantimos que ele arcasse com os prejuízos e a responsabilidade,” enfatizou.

Durante a operação, foram derrubados 10 postes, apreendidas as luminárias e aproximadamente 500 metros de cabo de energia. A investigação da Polícia Civil continuará para identificar os responsáveis pelo parcelamento.

Fluxo de operações aprimorado

O monitoramento constante de todo o território do Distrito Federal e a colaboração com outros órgãos do GDF têm sido fatores essenciais para que a DF Legal atue cada vez mais precocemente em casos de parcelamentos irregulares.

Esse trabalho tem sido aprimorado nas ações de Pronto Emprego da secretaria, que utiliza tecnologia avançada, como drones, imagens de satélite e sistemas Sisdia e Terrageo, para monitorar a capital e identificar essas ilegalidades ainda em suas fases iniciais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONHEÇA TAMBÉM

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.