Uma semana após chegarem ao Reino Unido e conhecerem os colégios britânicos onde estudarão nos próximos três meses, os alunos da rede pública do Distrito Federal que participam do programa Pontes para o Mundo estão agora estabelecendo uma rotina de estudos para equilibrar a vivência internacional com a preparação para o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
No Pembrokeshire College, no País de Gales, os estudantes têm acesso a salas modernas, bibliotecas e computadores durante os períodos de estudo. Além disso, receberam gratuitamente o Guia do PAS, um material didático fornecido pela Universidade de Brasília (UnB). A prova, que estava agendada para 7 de dezembro, foi remarcada para o dia 14.
De acordo com Isaias Aparecido, secretário-executivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a parceria com a UnB foi um passo significativo e demonstra o reconhecimento do impacto do projeto. “A UnB se sensibilizou com a importância do programa e entendeu que apoiar esses jovens é investir no futuro do Distrito Federal. Com os simulados, podemos comparar o desempenho deles com alunos de escolas públicas e particulares do DF, ampliando as oportunidades de preparação,” afirmou.
Igor dos Santos, de 17 anos, estudante do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit), compartilha como está se preparando no Pembrokeshire College para a segunda fase da prova. “Eu já estava estudando muito no Brasil e, ao saber que viria para o Reino Unido, fiquei contente ao descobrir que a SEEDF estava oferecendo a plataforma do Guia do PAS e apostilas para um melhor estudo. Agora já tenho uma rotina de estudos aqui; chego em casa e reviso os livros. É tudo gratuito e personalizado, com mentoria, simplesmente incrível,” contou.
Paridade
Em Neath, no NPTC Group of Colleges, a aluna Giovanna Rosa Borba, de 17 anos, relata que conciliar o intercâmbio com os estudos para o PAS tem sido uma experiência singular. “Mesmo longe de casa, sinto que tenho tudo o que preciso ao meu alcance. O Guia do PAS tornou essa experiência perfeita para mim e para todos os alunos do programa,” afirmou.
Isaias Aparecido ressaltou a importância de garantir condições iguais para os intercambistas: “É fundamental assegurar que esses alunos tenham condições justas no PAS e possam ingressar na universidade.”
Para a professora Helena Regina Cavalcanti, que acompanha os alunos durante os primeiros dias de intercâmbio, o apoio da universidade foi crucial. “Primeiramente, gostaria de esclarecer que essa alteração no calendário garante que nossos estudantes possam chegar, descansar e ter uma semana extra de preparação,” comentou.
Com informações da Secretaria de Educação

