No Itapoã, o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou os trabalhos preventivos para o período de chuvas. A administração regional, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), está realizando a manutenção de bolsões para a contenção das águas pluviais nas estradas vicinais que levam ao Núcleo Rural do Capão da Erva e do Beraca.
Atualmente, a região já conta com 27 bolsões que passaram por limpeza e manutenção, além de outros 14 que foram abertos em locais estratégicos. A expectativa é que essas 41 estruturas ajudem a prevenir enxurradas e alagamentos quando as chuvas começarem.
“Todos esses bolsões estão localizados na Transcapão. Eles são essenciais para drenar a água da chuva, evitando danos às estradas de acesso e prejuízos às propriedades locais. Isso só foi possível graças à parceria com os moradores, que permitiram a construção dos bolsões em suas propriedades,” explicou Dilson Bulhões, administrador regional do Itapoã.
A aposentada Cristina de Andrade, de 65 anos, fez questão de acompanhar de perto os trabalhos. Para ela, essa é mais uma demanda atendida. Para melhorar o fluxo das águas nas vias, também foi realizado um acabamento conhecido como “peito de pombo”, que se refere ao sistema de lombadas instaladas transversalmente para redirecionar a água das estradas vicinais para os bolsões. Segundo a administração regional, foram construídos 16 peitos de pombo e mais de 17 quilômetros das estradas rurais foram recuperados.
Cristina destacou a importância do trabalho: “Esse era um pedido nosso, que apresentamos via ouvidoria. Os moradores estão muito satisfeitos. Esta rua estava em péssimas condições e não conseguíamos um serviço que nos atendesse. Mas agora, pela primeira vez, estamos otimistas de que nosso problema será resolvido e que a chuva não causará mais danos tão grandes para nós,” elogiou a moradora.

