No novo episódio da série Setembro Amarelo do Fala Aí, DPDF!, as psicólogas Larissa Pedroza e Andréia Barcat, da Defensoria Pública do Distrito Federal, conversaram com Fabíola Gomes Monteiro, coordenadora do Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio do Grupamento Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
Ao longo do mês, o programa apresentará discussões especiais relacionadas à campanha do Setembro Amarelo, abordando temas de saúde mental, prevenção ao suicídio, acolhimento e os caminhos que pessoas com ansiedade e depressão podem seguir para buscar ajuda.
Para o defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, a participação de convidados do serviço público do Governo do Distrito Federal (GDF) demonstra que a prevenção ao suicídio é uma responsabilidade compartilhada entre todas as entidades do Poder Público. “Ao ouvir a profissional do CBMDF, a DPDF oferece informações essenciais para a população em situação de vulnerabilidade, o que pode salvar vidas,” enfatiza.
Fabíola Gomes Monteiro, a convidada deste episódio do podcast, destaca que o trabalho de apoio a vítimas de tentativas de suicídio e seus familiares envolve três aspectos: prevenção, intervenção e pós-venção. “A corporação atua para interromper o ato antes que ele seja consumado, o que ajuda a evitar novos casos. Atualmente, é comum que alguém filme o que acontece, e quando estamos diante dessas situações, as pessoas podem ver o tratamento humanizado que oferecemos ao socorrido, mostrando a quem sofre que não está sozinho e que há quem escute sua dor para oferecer apoio,” explica. Ouça a íntegra do programa aqui.
Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)

