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Estudante de escola pública do DF representa o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul

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Protagonismo juvenil e educação integrada. A estudante Cecília Lopes, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) em Taguatinga, representou o Distrito Federal na etapa internacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O evento, realizado de 11 a 15 de agosto em Foz do Iguaçu (PR), reuniu jovens de escolas públicas dos países-membros do bloco — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — para discutir o tema “Mercosul digital: Juventudes e a Inteligência Artificial”.

O objetivo do encontro é criar um espaço de diálogo que fortaleça o protagonismo juvenil e incentive a elaboração de propostas para desafios comuns da região. Durante a fase nacional do programa, Cecília apresentou uma iniciativa que promove o protagonismo juvenil por meio do plantio de árvores, como uma ação direta para combater os efeitos da falta de arborização e da industrialização nas cidades. Ela foi escolhida para transmitir a proposta e as expectativas da juventude brasiliense na etapa internacional.

Nos quatro dias de programação, os participantes aprenderam sobre o funcionamento das instituições do Mercosul, discutiram questões coletivas e desenvolveram habilidades para construir consensos democráticos. Além disso, aprimoraram competências em liderança, pensamento crítico e expressão de ideias por meio de debates e trabalhos colaborativos.

Os estudantes não participaram de uma simples simulação. Como parlamentares eleitos, debateram soluções, apresentaram projetos e redigiram coletivamente a Declaração Regional, que será entregue ao Parlamento do Mercosul (Parlasul) em outubro.

Atividades Culturais

A programação também incluiu atividades culturais, ambientais e pedagógicas, como uma visita ao Marco das Três Fronteiras, que simboliza a união entre Brasil, Argentina e Paraguai, e à Ponte Internacional da Fraternidade, iluminada nas cores do Mercosul — azul, verde e branco. A abertura do evento contou com uma apresentação do grupo Corpo de Dança Folclore, Tradição e Cultura, celebrando a identidade latino-americana com música e dança.

Os estudantes também realizaram uma trilha no Parque Nacional do Iguaçu e conheceram as famosas Cataratas do Iguaçu, além de participarem de debates e formações na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). Um dos momentos mais marcantes foi a elaboração de mensagens que serão enterradas em uma cápsula do tempo no futuro campus Arandu da universidade.

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

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