O Termo de Cooperação Técnica que oficializa o Projeto Conecta Mais Empresas e Escolas será assinado na tarde desta terça-feira (23). A partir de outubro, a iniciativa — uma parceria entre o Instituto Fecomércio-DF (IFDF) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) — proporcionará aos estudantes das escolas do DF oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, por meio de vagas para jovens aprendizes e estágios remunerados. O projeto também oferecerá orientações sobre os serviços e bolsas disponíveis na Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur).
“A inserção de jovens no mercado de trabalho é uma prioridade, pois o setor demanda cada vez mais profissionais qualificados para ocupar posições estratégicas e se tornarem os líderes do futuro. Quanto mais cedo esses jovens tiverem a chance de desenvolver suas habilidades, equilibrando responsabilidade e dedicação aos estudos, maiores serão suas chances de sucesso individual e de fortalecimento do nosso setor produtivo”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
A diretora executiva do IFDF, Regina Malheiros, enfatiza que “levaremos às escolas não apenas informações, mas oportunidades concretas de primeiro emprego por meio da oferta gratuita de vagas de aprendizagem e estágios remunerados.”
O defensor público-geral, Celestino Chupel, destaca que a parceria com a Fecomércio reforça o compromisso da instituição em transformar realidades por meio do acesso a direitos e oportunidades. “O projeto permitirá que os estudantes tenham contato direto com o mercado de trabalho, promovendo um caminho de autonomia e dignidade, além de fortalecer o vínculo entre a escola e o trabalho”, defendeu.
Para o defensor público e diretor da Easjur, Evenin Ávila, o projeto terá um impacto significativo na vida de muitas famílias do Distrito Federal. “Os jovens desejam estagiar e trabalhar, e nossa missão é fazer essa conexão. A oportunidade de entrar em uma organização empresarial é transformadora por vários motivos: primeiro, a renda é fundamental para eles e suas famílias; segundo, isso aumenta a percepção, a capacidade e a dedicação na escola, o que é parte da cidadania. A formação cidadã envolve dignidade, renda e a perspectiva de um futuro melhor”, concluiu.
Com informações da DPDF

