Entre os dias 6 e 8 de outubro, professores e gestores do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal participarão do Fórum do Ensino Fundamental: da alfabetização às adolescências, que ocorrerá no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Asa Norte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online.
Durante todos os dias do Fórum, haverá momentos para homenagear os autores das práticas pedagógicas selecionadas, reforçando o compromisso da Secretaria de Educação (SEEDF) em reconhecer o trabalho dos profissionais da educação.
“A programação foi elaborada para valorizar o esforço de quem está no cotidiano das escolas. Queremos que professores, gestores e equipes pedagógicas das Coordenações Regionais de Ensino (CREs) compartilhem experiências e se inspirem mutuamente para aprimorar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos”, afirma a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do DF, Ana Carolina Tavares.
O seminário começará com o painel “Do diagnóstico à ação: estratégias de gestão para fortalecer as aprendizagens no ensino fundamental”, que apresentará relatos das coordenações regionais de ensino de Samambaia, Ceilândia e Plano Piloto sobre o impacto das avaliações do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) no Programa Alfaletrando.
“Cada prática pedagógica que será apresentada é um exemplo concreto de dedicação e criatividade dos nossos educadores. Reconhecer essas ações é fundamental para fortalecer a rede e inspirar novas iniciativas”, destaca Ana Carolina Tavares.
Programação
Um dos destaques do fórum será o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: inovação e aprendizagem significativa”.
O segundo dia do fórum será focado nas práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental, abordando dois temas centrais. Na parte da manhã, o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: inovação e aprendizagem significativa” trará experiências de educação financeira, letramento científico e robótica envolvendo alunos do 5º ano.
Na parte da tarde, o foco será o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: entre vozes, saberes e sustentabilidade”, que apresentará projetos de conscientização ambiental, práticas inclusivas de alfabetização para estudantes indígenas e o trabalho de musicalização “Trilhando Sons”.
Para encerrar o evento, serão apresentados, em dois painéis, práticas pedagógicas realizadas em escolas que atendem os anos finais. Na parte da manhã, ocorrerá o painel “O ensino fundamental e as adolescências: leitura e caminhos para a diversidade”, que mostrará experiências de dança, artes visuais e incentivo à leitura.
À tarde, o painel “O ensino fundamental e as adolescências: natureza, linguagem e matemática em diálogo” discutirá práticas que envolvem horta agroflorestal, uso de avaliações externas para a recuperação das aprendizagens em Língua Portuguesa e a iniciativa “Motiva Matemática — Reconectando Saberes”, que busca aproximar os alunos da disciplina por meio de novas metodologias.
Com informações da Secretaria de Educação

