-
Home / GDF / Professores do Parque Educador participam de capacitação em cerâmica

Professores do Parque Educador participam de capacitação em cerâmica

LEITORES ONLINE:

Professores do programa Parque Educador, que atuam nos Parques Ecológicos Saburo Onoyama e Três Meninas, situados em Taguatinga e Samambaia, respectivamente, participaram de uma oficina de cerâmica. O treinamento, oferecido pelo Instituto Brasília Ambiental e ministrado pelo agente de Parques e Unidade de Conservação Juliano Souza, tem como objetivo capacitar os docentes para que possam trabalhar com os alunos em produções que retratem as riquezas do Cerrado.

A vice-governadora Celina Leão enfatiza que investir na formação dos educadores é investir no futuro do Cerrado. “Iniciativas como essa, que combinam conhecimento pedagógico com a riqueza cultural e natural do nosso bioma, são fundamentais para formar cidadãos mais conscientes e conectados com o meio ambiente. Isso representa um avanço significativo para o programa Parque Educador e para toda a rede de ensino”, destaca.

Durante a oficina, os participantes aprenderam diversas técnicas, incluindo o pinch pot — uma modelagem que utiliza o polegar e os dedos para pressionar o barro, resultando em formas básicas como tigelas e potes — e o acordelado, que envolve a construção de peças a partir da sobreposição de cordões de argila.

Juliano Souza, orientador do curso, explica que existem muitas possibilidades de aplicação das técnicas ensinadas em apoio às atividades de educação ambiental. “É possível criar mosaicos, esculturas de animais do nosso bioma, cuias inspiradas no artesanato dos povos originários e impressões botânicas utilizando galhos e folhas para explorar a função ecológica da flora do Cerrado, entre outras”, esclarece o agente de Parques lotado no Parque Ecológico Saburo Onoyama.

“O Parque Educador é um dos principais projetos do Instituto em parceria com a comunidade do Distrito Federal, e cursos como este elevam a qualidade do serviço de acolhimento oferecido aos estudantes em nossas Unidades de Conservação”, afirmou Rôney Nemer, presidente do Brasília Ambiental.

A aula da primeira turma da oficina de cerâmica ocorreu na segunda-feira (29), e novas turmas estão previstas. Inicialmente, as aulas serão direcionadas aos professores que atuam nos Parques Ecológicos Saburo Onoyama e Três Meninas, mas há planos de expandir para outras Unidades de Conservação atendidas pelo projeto.

O programa Parque Educador é desenvolvido pelo Instituto Brasília Ambiental, através da Unidade de Educação Ambiental (Educ), em colaboração com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação (SEE).

Iniciado em 2018, o programa foi criado para fortalecer a educação ambiental, expandir o espaço educativo das escolas públicas e aumentar a integração das Unidades de Conservação com a comunidade. Os conteúdos abordados na sala de aula são complementados por trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e experiências com a natureza.

Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONHEÇA TAMBÉM

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.