-
Home / Entorno / Operação Enigma: PCGO e PCCE prendem oito pessoas e apreendem munições e cartões bancários

Operação Enigma: PCGO e PCCE prendem oito pessoas e apreendem munições e cartões bancários

LEITORES ONLINE:

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Polícia de Rialma – 10ª DRP, iniciou na última sexta-feira (03) a Operação Enigma, em colaboração com a Polícia Civil do Ceará, para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva nas cidades de Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú. A operação visa desarticular uma associação criminosa envolvida em estelionato eletrônico e lavagem de dinheiro.

A investigação revelou a existência de um grupo criminoso estruturado que praticava estelionato qualificado por meio de fraudes eletrônicas, induzindo vítimas com processos judiciais em andamento a acreditar que haviam obtido sucesso nas ações.

Os suspeitos se faziam passar por advogados e exigiam depósitos via PIX, alegando que precisavam liberar valores. Quando as vítimas contatavam seus verdadeiros advogados, percebiam a fraude, sendo que em muitos casos não havia sequer sentença proferida.

Além de uma vítima de Rialma, foram identificadas pessoas afetadas nos estados de Sergipe e Rio de Janeiro, evidenciando a atuação interestadual do grupo.

Durante as investigações, foram identificados os membros responsáveis pela logística do grupo, que obtinham equipamentos eletrônicos e informações para a realização das fraudes. Também foram identificados os integrantes do núcleo financeiro, encarregados de receber os valores por meio de contas bancárias de terceiros.

Alguns dos suspeitos possuíam até 14 contas em diferentes instituições financeiras, movimentando cerca de 20 mil reais por dia utilizando a técnica de “smurfing”, que consiste em dispersar os valores em contas de “laranjas” até que os montantes fossem sacados e entregues em dinheiro aos líderes do grupo.

A operação foi realizada em cooperação interestadual, contando com a participação de aproximadamente 70 agentes de segurança pública da Polícia Civil de Goiás e da Polícia Civil do Estado do Ceará, resultando na prisão de oito pessoas, apreensão de 52 cartões bancários, 26 munições de calibre restrito, uma quantia significativa de dinheiro em espécie e na recuperação de uma motocicleta roubada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONHEÇA TAMBÉM

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.