Iniciam-se, ainda neste mês de outubro, as obras para a implantação da rede de distribuição de água e suas respectivas ligações nas chácaras Girassol, Cerâmica, Gilliard e Canaã. A obra, que integra o programa Água Legal, é realizada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e executada pela empresa Comar Engenharia.
Nesta fase, cerca de 11 quilômetros de rede serão construídos, atendendo inicialmente 452 residências. No entanto, segundo técnicos da construtora, após uma visita técnica ao local, esse número deve aumentar, já que a quantidade de residências na área é maior do que a prevista na elaboração do projeto licitado.
O prazo estimado para a conclusão dos serviços é de 10 meses, com investimentos de aproximadamente R$ 2,8 milhões e a geração de cerca de 60 empregos diretos pela construtora.
Em uma visita ao local nesta terça-feira (14), técnicos da COMAR solicitaram à Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol a cessão temporária de uma área para a instalação do canteiro de obras. De acordo com o engenheiro Emerson Martins, responsável pela obra, essa instalação “facilitará a logística operacional, impactando positivamente o cumprimento do prazo de conclusão da obra”.
A área do condomínio Gilliard faz parte da zona rural e teve um crescimento significativo com a pavimentação da VC 311, uma via importante que conecta o setor P Norte, em Ceilândia, à DF-180.
“Essa obra é uma reivindicação antiga dos moradores e trará uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, com a chegada da água encanada da Caesb. É mais uma etapa do conjunto de obras do GDF em nossa cidade”, destacou Cláudio Ferreira, administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol.
Programa Água Legal
Ano após ano, moradores de áreas carentes do Distrito Federal têm abandonado as ligações clandestinas para ter acesso a água potável e de qualidade. Essa transformação é resultado do programa Água Legal, instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pela Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).
O investimento nessa iniciativa ultrapassa R$ 155 milhões e abrange todo o DF, com foco em regiões como Estrutural, Sol Nascente, Planaltina e Sobradinho.
Com informações da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol