-
Home / GDF / Assentamento 1º de Julho tem mais seis processos de concessão de uso de terras encaminhados

Assentamento 1º de Julho tem mais seis processos de concessão de uso de terras encaminhados

LEITORES ONLINE:

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) enviou esta semana à Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR) mais seis processos para a formalização de Contratos de Concessão de Direito de Uso (CDU), relacionados a famílias do Assentamento 1º de Julho. Essa iniciativa proporciona segurança jurídica às propriedades rurais e amplia o acesso a políticas públicas que visam fortalecer a agricultura familiar. Este é um marco inédito: o governo atual é o único a implementar esse tipo de ação no Distrito Federal, consolidando avanços históricos na regularização fundiária.

Os processos referem-se a famílias que completaram o estágio probatório realizado pela Seagri-DF, atendendo a todas as exigências do Programa de Assentamento de Trabalhadores Rurais (Prat). Esse acompanhamento durou dois anos e avaliou o cumprimento de critérios técnicos, produtivos e ambientais. Após a aprovação, as famílias são encaminhadas para a ETR, que formaliza a concessão do direito de uso oneroso — uma etapa essencial para a obtenção do título definitivo da terra.

A supervisão e o monitoramento das áreas continuam a ser responsabilidade da Seagri-DF, assegurando que os lotes sejam utilizados de maneira adequada e produtiva, conforme a destinação prevista em cada projeto de assentamento.

“Esses contratos significam mais do que simples documentos: representam estabilidade e a real possibilidade de planejar o futuro com segurança. A regularização fundiária é uma das prioridades da Seagri e essencial para fortalecer a agricultura familiar no Distrito Federal”, afirmou o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.

Avanços na regularização fundiária

A Seagri-DF já obteve avanços significativos na regularização dos assentamentos rurais do DF. O balanço das ações demonstra o compromisso em fornecer segurança jurídica às famílias:

  • Assentamento Santarém: 28 contratos (todo o assentamento possui CDU);
  • Assentamento 1º de Julho: 34 contratos no primeiro relatório + seis novos encaminhados = 40 famílias regularizadas;
  • Assentamento Camapuã: nove contratos no primeiro relatório (aguardando o segundo) = nove famílias regularizadas;
  • Assentamento 15 de Agosto: 41 contratos no primeiro relatório (aguardando o segundo) = 41 famílias regularizadas;
  • Assentamento Estrela da Lua: todas as sete famílias com CDU emitido.

No total, 125 famílias já tiveram seus contratos aprovados e continuam sob acompanhamento técnico contínuo da Seagri-DF, que trabalha para garantir o uso sustentável e produtivo das áreas rurais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do campo no Distrito Federal.

Com informações da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural

--

- -

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONHEÇA TAMBÉM

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.

LEITORES ONLINE