A Escola Classe 10 do Gama ganhou uma nova amiga de quatro patas: a cadelinha Milla, resgatada das ruas do Distrito Federal e acolhida pelo Espaço de Acolhimento Temporário do Castra DF. Esse espaço, administrado pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan), realiza resgates, castrações, vacinas, microchipagem e adoções responsáveis de cães e gatos.
A adoção da filhote foi apoiada pela direção e pelos professores, que enxergaram na chegada de Milla uma oportunidade de ensinar cidadania e empatia aos 380 alunos do 1º ao 5º anos. A diretora da escola, Edna Silva, explicou que a ideia surgiu após uma experiência positiva com outro animal que apareceu na escola há um ano: o gato Raul.
“O Raul fez muito bem para nossas crianças, especialmente para aquelas neurodivergentes. Temos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que se acalmam mais rapidamente ao interagir com Raul. Com essa experiência, decidimos adotar a Milla. Os cachorros costumam ser mais dóceis, então acreditamos que isso seria um grande benefício para nossos alunos”, contou a diretora.
A escolha de Milla foi feita através do site do Castra DF, e, como descreveu Edna, foi “amor à primeira vista”. A escola tomou todos os cuidados necessários para garantir uma boa convivência entre os alunos e o animal, como criar um espaço próprio para Milla descansar, evitando que ela tenha contato constante com as crianças. “Fizemos um cercadinho para que ela tenha seu momento e não fique estressada. Também visitamos todas as salas para apresentar Milla e conversar sobre responsabilidade e respeito com os animais”, explicou.
Incentivo à adoção
Para Cristiano Lopes da Cunha, secretário de Proteção Animal do DF, o projeto une educação e bem-estar animal. “Outras escolas já realizaram adoções, e a secretaria vê nesse projeto uma oportunidade de transformação. Temos animais buscando um novo lar e percebemos uma grande integração entre os alunos e os animais. Estar aqui é muito gratificante, ver o carinho das crianças e o respeito por Milla. Acredito que todas as escolas deveriam considerar um projeto como esse”, destacou.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, acredita que o convívio com os animais ensina valores importantes às crianças. “A adoção de animais nas escolas é uma ação que une educação e sensibilidade. Ao acolher um animal, nossos alunos aprendem na prática valores como empatia, respeito e responsabilidade. O convívio diário desperta nas crianças o cuidado com o próximo e o entendimento de que todos os seres merecem proteção”, afirmou.
Os alunos também demonstraram entusiasmo com a nova amiga. “Não é toda escola que tem isso, e a nossa tem, o que é muito legal. Criança e cachorro combinam perfeitamente. A Milla é muito carinhosa e fofinha”, disse Liz Daphine dos Santos, de 9 anos.
Luiz Gustavo da Silva dos Santos, de 10 anos, é um dos alunos diagnosticados com TEA. Ele se preocupa com a cadelinha, que traz mudanças positivas à rotina escolar: “Nosso cuidado é redobrado porque ela é filhote. Ela já se acostumou com a gente e é muito fofinha, trazendo alegria e tranquilidade ao mesmo tempo.”
Apoio da comunidade
A iniciativa também recebeu apoio da comunidade. O autônomo Vinícius Cordeiro de Souza construiu voluntariamente a cerquinha da Milla em um espaço mais reservado, utilizando madeiras fornecidas pela escola. “Minha esposa disse que a escola iria acolher uma cachorrinha e precisava de um lugar mais reservado. Vi nisso uma oportunidade de mostrar meu trabalho e contribuir”, destacou.
Encontre seu pet
O Espaço de Acolhimento Temporário do Castra DF, inaugurado em junho, conta com 16 baias, sala de internação, banho e tosa, além de uma trilha ecológica e atividades para promover o bem-estar dos animais. A equipe é composta por veterinários, auxiliares e adestradores que cuidam dos animais recém-castrados até que sejam adotados.
Neste domingo (19), haverá um evento de adoção no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, das 8h às 13h, com o objetivo de encontrar novas famílias para os cães acolhidos pelo programa. A Secretaria de Proteção Animal disponibiliza um canal de atendimento via WhatsApp (61) 98199-2410 para denúncias, solicitações de recolhimento e dúvidas sobre adoção.