Com o intuito de modernizar a iluminação pública do Distrito Federal, a CEB IPes já instalou 121.953 luminárias de LED em várias regiões administrativas entre janeiro e 9 de outubro deste ano. A meta é substituir um total de 173 mil luminárias até o final do ano, por meio do Programa de Modernização da Iluminação Pública do Distrito Federal, que prevê a troca completa das antigas lâmpadas de vapor de sódio. O investimento totaliza R$ 206 milhões.
De acordo com o cronograma da empresa, todas as regiões começaram a receber as novas luminárias desde o início do ano. Dos R206milho~es,R 206 milhões, R 184 milhões serão destinados às luminárias, enquanto R22milho~essera~ousadosparaosquadrosdecomando.Esta~oprevistosaindaR 22 milhões serão usados para os quadros de comando. Estão previstos ainda R 24 milhões para a infraestrutura do sistema de monitoramento remoto das luzes, conhecido como telegestão, e R$ 122 milhões para a expansão do parque de iluminação pública, com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
As novas luminárias de LED representam um avanço tecnológico e ambiental na infraestrutura do DF. Elas consomem até 50% menos energia, têm uma vida útil mais longa e diminuem os custos de manutenção. Além disso, oferecem melhor reprodução de cor e maior uniformidade luminosa, promovendo mais conforto visual e aumentando a sensação de segurança nas vias públicas.
“Estamos progredindo em um ritmo intenso e planejado para concluir, até o final deste ano, a substituição de todas as luminárias de vapor de sódio por tecnologia LED em todo o Distrito Federal. Este é um dos projetos mais importantes do Governo do Distrito Federal e da CEB IPes, pois representa modernização, eficiência energética e sustentabilidade. O trabalho coordenado entre as equipes e o rigor no planejamento estão assegurando que a capital avance de forma segura, consolidando-se como referência nacional em iluminação pública inteligente,” enfatizou o diretor de Modernização e Obras da CEB IPes, Mauro Landim.