Em uma grande mobilização pela saúde pública, o Distrito Federal realizou, neste sábado (18), o Dia D da Campanha de Multivacinação, com ações intensificadas em 105 pontos de vacinação e a participação de aproximadamente 2 mil profissionais de saúde. A iniciativa resultou na imunização de 11.227 pessoas de todas as idades, com ênfase em crianças e adolescentes de até 14 anos.
A campanha levou vacinas a locais de grande movimentação, como shoppings, feiras, supermercados e administrações regionais, para facilitar o acesso da população. Foram oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra sarampo para pessoas de até 59 anos e contra HPV para jovens de 15 a 19 anos.
Além de atualizar a caderneta vacinal, a estratégia visou combater a hesitação vacinal, apoiar o microplanejamento das regiões de saúde, manter a eliminação da poliomielite e garantir o registro correto das doses aplicadas. A abertura oficial aconteceu no Riacho Fundo II, com a presença de autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do DF e de representantes da OPAS no Brasil.
A campanha continuará até 31 de outubro, com a recomendação de que todas as unidades de saúde aproveitem cada atendimento para promover a vacinação e aumentar a cobertura vacinal no DF.
Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)