-

Acidente Vascular Cerebral: com Programa AVC no Quadrado, GDF amplia assistência emergencial

LEITORES ONLINE:

O Distrito Federal ampliou a assistência emergencial para casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) neste ano. Desde junho, com a implementação do Projeto AVC no Quadrado, foram realizados 111 acionamentos de protocolos para atendimento de emergência em dois novos hospitais: o Hospital Regional do Gama (HRG) e o Hospital Regional de Sobradinho (HRS). O programa da Secretaria de Saúde (SES-DF) visa otimizar os fluxos de atendimento, oferecendo tratamento já no primeiro local onde o usuário busca ajuda, o que pode reduzir significativamente as sequelas.

Com esta iniciativa, o Hospital Regional de Sobradinho e o Hospital Regional do Gama passaram a atender ocorrências que anteriormente eram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Agora, HRS e HRG realizam a trombólise endovenosa, um tratamento que dissolve coágulos sanguíneos (trombos) que bloqueiam o fluxo de sangue. Além disso, o programa prevê a inclusão da trombectomia mecânica no HBDF, um procedimento em que um cateter é utilizado para remover coágulos.

A secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques, explica que “a intervenção medicamentosa para o tratamento agudo nas duas novas unidades foi viabilizada pela integração via telemedicina, que conecta os hospitais da rede a neurologistas especializados disponíveis 24 horas por dia no HBDF”. Ela acrescenta que “a tecnologia possibilita diagnósticos e orientações terapêuticas em tempo real, ajudando a prevenir sequelas e complicações”.

Prevenção

Em 29 de outubro, celebra-se o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral. Esta data tem como objetivo incentivar ações educativas e de conscientização para ampliar o conhecimento da população sobre cuidados relacionados à prevenção do AVC.

O AVC é diagnosticado quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, causando lesões na área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. As causas estão frequentemente ligadas a fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação total.

Em caso de suspeita de AVC, ligue para o Samu (192) ou dirija-se à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) mais próxima.

Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

- -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *