-
Home / GDF / Obras de drenagem no Sol Nascente permitem realocação de família que vivia em área de risco

Obras de drenagem no Sol Nascente permitem realocação de família que vivia em área de risco

LEITORES ONLINE:

Nesta semana, o Sol Nascente viveu uma história de recomeço. Após anos enfrentando os problemas causados pelas chuvas e o medo constante de perder tudo a cada alagamento, a moradora Aline Rocha finalmente pôde respirar aliviada. Sua casa, situada na Chácara 134 do Trecho 2, estava em uma área de risco, no ponto mais baixo da rua, onde a água se acumulava, dificultando o escoamento das enxurradas.

Durante as chuvas intensas, o nível da água ultrapassava 1 metro, invadindo residências e causando danos significativos. “Era um desespero. Víamos a água subindo e não havia o que fazer”, relata Kleber Silva, morador da chácara 134 e vizinho de Aline.

A solução definitiva para o problema veio com a remoção da família e a demolição do imóvel, ação necessária para permitir a instalação de uma nova rede de drenagem implantada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF). Essa medida faz parte de um conjunto de intervenções que visam garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

Na manhã desta quarta-feira (29), às 8h, um caminhão disponibilizado pela administração regional estacionou em frente à antiga casa. Em 20 minutos, os móveis, pertences e recordações da família estavam embalados e prontos para a nova moradia. O novo destino: um apartamento social na Quadra 105, também no Trecho 2, entregue pela Codhab-DF.

O apartamento, que possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro, fica próximo ao Restaurante Comunitário e ao Terminal Rodoviário. A chegada foi marcada por lágrimas, abraços e uma sensação de alívio. “Estou sem palavras. Só posso dizer que estamos muito felizes com a nova casa”, afirmou Aline.

Kleber Silva, que acompanhou de perto a mudança, comemorou junto. “A casa da Aline era nova, mas o local era muito ruim e perigoso. Sempre que chovia, acumulava muita água na rua. Estou muito feliz por eles. São pessoas trabalhadoras e merecedoras.”

Com a retirada da construção, as máquinas da Secretaria de Obras começaram a trabalhar. “Assim que concluímos a demolição, iniciamos a escavação do trecho onde serão instaladas as galerias e bocas de lobo. Em seguida, faremos a pavimentação. Essa é a solução definitiva para o problema”, explica o engenheiro João Bertini.

Para os moradores da Chácara 134, essa transformação já é motivo de esperança. O que antes simbolizava medo e perdas agora representa um novo começo — repleto de segurança, dignidade e o sonho de viver sem alagamentos.

Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF)

- -

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

LEITORES ONLINE