A Polícia Civil de Goiás, através do Grupo de Investigação de Homicídios (Gih) de Rio Verde – 8ª DRP, com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, lançou na manhã desta quarta-feira (29) a Operação Testamento, com o objetivo de prender seis pessoas envolvidas em homicídio e tentativa de homicídio. Os crimes foram cometidos contra um idoso de 83 anos e seu advogado de 41 anos, além da execução de 14 ordens de busca e apreensão.
O crime ocorreu na noite de 28 de novembro de 2023, por volta das 22h20, em uma propriedade rural da vítima, localizada às margens da GO-206, no município de Quirinópolis-GO. Dois homens abordaram a caminhonete do advogado, e um deles disparou um tiro no rosto da vítima, resultando em sua morte instantânea. O advogado também foi atingido por dois tiros na cabeça, mas conseguiu ser socorrido e sobreviveu.
As investigações revelaram que o crime foi cometido por um afilhado da vítima, com o auxílio de seus pais, que são funcionários da propriedade rural. No entanto, o plano teria sido arquitetado pelos próprios filhos da vítima, juntamente com um corretor, que buscava lucrar milhões com a venda do patrimônio.
A motivação do crime está ligada ao fato de que a vítima, que possuía um patrimônio estimado em cerca de 1 bilhão de reais, estava transferindo seus bens para uma holding, o que retiraria seus filhos da linha sucessória. Ele havia agendado para o dia 29 de novembro de 2023 a assinatura em cartório de um testamento que confirmaria sua intenção de transferir seu patrimônio para a empresa, sendo assassinado na véspera dessa data. Além disso, a morte também quitaria dívidas que os caseiros tinham com ele.
Até o momento, seis pessoas foram presas, e cinco armas de fogo foram apreendidas, quatro das quais são do mesmo calibre utilizado no crime. As buscas nos locais determinados pelo Poder Judiciário estão em andamento.
Os mandados foram cumpridos em várias cidades, incluindo Ribeirão Preto-SP, São Joaquim da Barra-SP, Barretos-SP, São Paulo-SP, Goiânia-GO, Quirinópolis-GO, Cachoeira Alta-GO, Caçu-GO, Pires do Rio-GO e Itarumã-GO.









