A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos deste ano termina neste sábado (1). Durante todo o dia, até às 17h, mais de 70 locais estarão abertos para oferecer vacinas aos animais de estimação.
Em Sobradinho, por exemplo, na Casa Fazenda, a ação começou cedo. Nas primeiras horas da manhã, a estudante Alana Coutinho, de 22 anos, aproveitou para vacinar os gatos Anúbis e Osíris. “Todo ano eu vacino eles com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF)”, diz.
Outra tutora que aproveitou a oportunidade foi a administradora Ana Keila Vieira, de 45 anos. Ela, que tem cinco cães e duas gatas, ficou sabendo da campanha na noite anterior, quando foi à loja comprar ração. “Eu perguntei: ‘Nossa! Que legal! Vai ser gratuito mesmo?'”, recorda. “É uma oportunidade incrível. Como tenho muitos animais, precisamos nos organizar para garantir todos os cuidados”, completa.
A campanha de vacinação antirrábica é um momento essencial para as ações de Vigilância Ambiental em Saúde. Ao longo do mês, centenas de profissionais, incluindo membros das equipes e voluntários capacitados, participam de atividades que ocorrem tanto em áreas urbanas quanto rurais. O objetivo é vacinar 40% da meta anual, o que corresponde a cerca de 160 mil animais.
A vacina contra a raiva é gratuita e destinada a cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade, incluindo fêmeas gestantes ou lactantes. Mesmo após o término da campanha, a vacina continuará sendo oferecida gratuitamente ao longo do ano pelos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde (Nuval). As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Clique aqui para encontrar o serviço mais próximo.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)








