-

Obra da nova sede do Caps da PMDF chega à reta final com foco em acolhimento e modernidade

A construção da nova sede do Centro de Atendimento Psicológico e Social (Caps) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegou à sua fase final. O prédio, situado no Setor Policial Sul, representa mais um investimento do governo local na valorização, acolhimento e cuidado com a saúde mental dos servidores da segurança pública, com um total de R$ 15,1 milhões destinados à obra.

Entre janeiro e setembro deste ano, o centro, que atualmente funciona em uma unidade temporária, realizou 14.153 atendimentos, incluindo os feitos em parceria com o Sesc. A expectativa é que esse número aumente ainda mais após a inauguração do novo espaço.

Com uma área de 2,9 mil m², o local foi projetado para oferecer uma infraestrutura moderna, acessível e humanizada para os policiais militares e seus dependentes. A nova estrutura incluirá consultórios, salas de terapia individual e em grupo, enfermaria, farmácia, auditório e áreas de convivência.

O capitão Geraldo Neiva de Almeida, chefe da Seção de Fiscalização de Obras da PMDF, afirma que a estrutura foi concebida para unir funcionalidade e acolhimento. “É uma estrutura diferenciada. Com certeza seremos uma referência após a inauguração. As linhas curvas ajudam na circulação de pacientes e profissionais, sendo projetadas para proporcionar uma sensação de acolhimento, afastando a ideia de um ambiente hospitalar. Nosso foco é a humanização do atendimento”, explica.

O projeto, desenvolvido pela equipe de arquitetura, urbanismo e engenharia da própria corporação, surgiu da necessidade de modernizar o antigo prédio. O sargento Ricardo Naves, arquiteto e engenheiro da Seção de Controle da PMDF, menciona que o planejamento foi realizado em colaboração com o setor de saúde da corporação.

“Criamos a concepção do edifício e contratamos os projetos complementares para a execução. Esse estudo foi feito em conjunto com a área de saúde, levando em conta as necessidades que nos foram apresentadas. O edifício anterior não atendia mais às expectativas da corporação, e agora teremos salas de terapia, um auditório, uma piscina e mais consultórios”, detalha.

Além de consultórios e salas terapêuticas, o novo Caps incluirá áreas de convivência e estacionamento, promovendo um ambiente que também prioriza o bem-estar emocional de quem busca atendimento. O projeto arquitetônico adota linhas curvas e fachadas envidraçadas, favorecendo a iluminação natural e a integração com áreas verdes.

De acordo com o tenente-coronel Rodrigo Ramos Araújo, chefe do Caps, o novo prédio ampliará a capacidade de atendimento e fortalecerá a rede de assistência psicológica da PMDF. “Atualmente, cerca de 40 policiais trabalham diretamente no Caps, além de uma equipe contratada composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Nosso objetivo é atender toda a tropa ativa, que conta com aproximadamente 10 mil policiais”, explica.

Os atendimentos são realizados de forma ambulatorial, com acolhimento imediato, funcionando nos turnos da manhã e da tarde. Além disso, a corporação mantém parcerias com 19 clínicas conveniadas de psicologia e oito de psiquiatria para reforçar o suporte psicológico aos policiais e seus dependentes.

A nova sede do Caps deve ser inaugurada em 2026, após a entrega definitiva da obra pela empresa contratada.

Bem-estar é Prioridade

Além dos serviços oferecidos pelo Caps, a corporação conta com a Seção de Bem-Estar Social (SBES), que fornece apoio psicológico a militares, dependentes e pensionistas, oferecendo informações sobre internações, agendamento de consultas em saúde mental e orientações para situações de urgência e emergência psiquiátricas.

A SBES também realiza visitas domiciliares e hospitalares. O atendimento é presencial ou por telefone, funcionando 24 horas por dia. A major Alessandra Santos, responsável pela seção, destaca o caráter pioneiro do serviço oferecido pela corporação.

“Esse apoio está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Nenhum outro órgão de segurança pública no país possui um serviço tão completo como o nosso. Realizamos a orientação inicial, o direcionamento e o monitoramento a longo prazo dos casos. É um trabalho preventivo que salva vidas”, enfatiza.

- -
LEITORES ONLINE:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

LEITORES ONLINE