O Ambulatório de Infectologia de Planaltina, ligado à Policlínica da região, passou por uma reforma significativa. A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como objetivo oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento à população. O investimento de R$ 230 mil incluiu pintura, troca de piso, melhorias elétricas e reorganização de portas e entradas, além de outras adequações estruturais.
“Essa reforma representa um avanço importante na oferta de serviços com mais qualidade, segurança e humanização, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais digno para a população,” ressalta a superintendente da Região de Saúde Norte, Débora Cristina Fernandes.
O ambulatório de Planaltina é uma referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, especialmente no que diz respeito ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), Aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase. “Temos uma equipe capacitada para lidar com essas enfermidades. Além do atendimento clínico, oferecemos orientações sobre o uso correto de medicamentos específicos, seus efeitos colaterais e os cuidados necessários para garantir o sucesso do tratamento,” explica a diretora da Atenção Secundária da Região de Saúde Norte, Joyce Vieira Dantas.
Na unidade, são realizados aproximadamente 500 atendimentos mensais, com acompanhamento especializado, orientações e fornecimento de medicamentos. Atualmente, a equipe é composta por duas médicas infectologistas, uma enfermeira e três técnicos de enfermagem, além do suporte de dois farmacêuticos, uma técnica de farmácia e a colaboração de um psicólogo.
Para a diretora, as mudanças têm um impacto direto na motivação das equipes e na qualidade do atendimento oferecido. “As melhorias geram satisfação e valorização para os servidores que trabalham diariamente na unidade. Essa transformação também reflete no cuidado e na experiência de quem utiliza o serviço,” complementa.
Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF).








