Os educadores do Distrito Federal agora contam com uma nova ferramenta para promover hábitos alimentares saudáveis entre alunos e colegas de trabalho. Está disponível no portal da Secretaria de Saúde (SES-DF) o folheto Cantinas Saudáveis. O material foi elaborado pela Gerência de Alimentos (Geali), que faz parte da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa).
O objetivo do informativo é incentivar a educação nutricional nas escolas, um ambiente crucial para a formação de hábitos e valores em crianças, adolescentes e adultos. O folheto também oferece orientações sobre como manter a cantina higienizada e organizada.
O material segue as diretrizes do Decreto nº 36.900/2015, que regulamenta as normas para promover uma alimentação adequada e saudável nas escolas públicas e privadas do DF. Essa normativa estabelece critérios para a venda de alimentos nas cantinas escolares, incentivando o consumo de produtos frescos e limitando a oferta de ultraprocessados ricos em açúcares e gorduras.
“A alimentação nas instituições de ensino é uma parte importante da educação e formação,” destaca a titular da Geali, Dillian Silva. “A escola deve ser um ambiente protegido contra os ultraprocessados, promovendo bons hábitos entre todos – alunos, funcionários, professores e a administração.”
Com informações da Secretaria de Saúde.








