O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou nesta quarta-feira (5) o primeiro Centro de Ensino da Primeira Infância (Cepi) no Jardins Mangueiral. Localizado na Praça de Atividades, o Cepi Flor do Cerrado tem capacidade para atender 188 crianças de 4 meses a 4 anos em período integral. Esta é a segunda unidade escolar inaugurada pelo GDF na região, que já conta com o Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral.
Durante a cerimônia, o governador enfatizou que o novo Cepi aumenta o acesso à educação infantil, contribuindo para eliminar a fila de espera nas creches do DF. “As últimas semanas têm sido muito alegres para nós do Governo do Distrito Federal, pois estamos entregando várias creches. Nas últimas semanas, já foram três creches entregues à população do DF. Este é um objetivo claro e um compromisso meu e da secretária Hélvia [Paranaguá, de Educação], de garantir que todas as crianças do DF tenham vaga nas creches públicas e também o suporte do Cartão Creche, que ajuda muitas famílias a arcar com as creches privadas. Esse é um compromisso nosso e vamos cumpri-lo. Quando assumimos o governo em 2019, cerca de 25 mil crianças estavam fora das creches. Hoje, temos menos de 1,5 mil, sendo que a maioria delas ainda não completou 4 meses, idade mínima para entrar em uma creche pública,” destacou o governador.
Ibaneis Rocha: “Vamos deixar o governo com todas as crianças do DF ocupando uma vaga nas creches públicas da nossa cidade” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“Estamos progredindo para eliminar a fila de espera por creches, um compromisso da nossa gestão, e com a inauguração do Cepi Flor do Cerrado, damos mais um passo firme para garantir o acesso à educação para nossas crianças,” reforçou a vice-governadora Celina Leão.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância dos Cepis para a população do DF: “Nossas creches funcionam 100% em tempo integral, oferecendo 10 horas de segurança alimentar para as crianças, mães podem ficar tranquilas sabendo que seus filhos estarão perto de casa para estudar. Esse governo realmente tem investido em educação.” Ela também mencionou que o bairro receberá uma terceira unidade escolar, um Centro de Ensino Fundamental (CEF), completando as três primeiras escolas do Jardins Mangueiral.
O governador Ibaneis Rocha destacou que o Cepi é mais um equipamento público trazido para a região, beneficiando a população local, que soma 174.183 pessoas, conforme a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2024. “Temos trabalhado bastante em São Sebastião e no Jardim Mangueiral, assim como no Jardim Botânico. Realizamos a duplicação da DF-140 no Tororó, onde há um grande crescimento, estamos construindo um hospital em São Sebastião, entregamos UBSs [unidades básicas de saúde] e viadutos que facilitam o acesso ao Plano Piloto. Hoje, assinaremos a ordem de serviço para o viaduto que conecta São Sebastião e Jardins Mangueiral ao Jardim Botânico. Muitas coisas boas estão por vir, e aqueles que desejam investir nesta região certamente verão seus imóveis valorizados e encontrarão um lugar tranquilo para viver com suas famílias.”
“Quero agradecer por fazer história em uma cidade que esteve abandonada por 30 anos. Fico contente em ver a história sendo construída. Durante três décadas, o Jardim Botânico teve apenas a Escola Classe e a Escola Jataí. Agora, o GDF entregou no Jardins Mangueiral o CED e o Cepi, e entregará uma terceira escola. Só no Jardins Mangueiral, o governo já entregou uma UBS e está iniciando as obras de um viaduto. É um bairro que está fazendo a diferença na cidade, e este centro cuida de um dos aspectos mais importantes, que é o bem-estar das famílias, especialmente das mães solteiras,” acrescentou o administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso.
Estrutura
O Cepi possui salas de aula, berçário, fraldário e sala de alimentação, entre outros espaços.
Foram investidos R$ 7.356.548,60 na construção do local, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do GDF. A obra foi realizada pela Elshaday Engenharia Ltda, com supervisão da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Com dez salas de aula em uma área construída de 1.708,42 m², a estrutura inclui dois berçários, fraldário, lactário, solário, sala de amamentação, nove salas de atividades para turmas do maternal I e II, sala multiuso, sanitários infantis e adaptados para pessoas com deficiência, refeitório e áreas de recreação cobertas e descobertas, equipadas com duchas.
Além disso, este novo centro é o primeiro a contar com um espaço de convivência para os pais. “Esse espaço foi idealizado pela arquiteta da Secretaria de Educação, a pedido das mães, que precisavam de um lugar para aguardar as crianças. É um ambiente acolhedor para as famílias,” explicou Hélvia Paranaguá.
Maria José Veras aprovou a nova creche onde seu neto, Ravi Lorenzo, de 3 anos, irá estudar. “É muito bonito e espaçoso.
Tudo é muito organizado, com bebedouros pequenos. É maravilhoso,” elogiou. Moradora de São Sebastião, a aposentada também destacou a economia e a tranquilidade que o novo espaço proporcionará à sua família: “Minha filha trabalha das 14h às 23h e eu também preciso fazer meus bicos. Antes, eu tinha que pedir ajuda a vizinhos para cuidar da criança. Agora, ele irá para a creche às 7h30 e sairá às 17h; assim, ela ficará mais tranquila. E é melhor do que pagar uma creche particular, que custava R$ 800 e não era viável.”
A gerente de eventos Alexandra Ferreira, de 43 anos, já vislumbra os benefícios pedagógicos para sua filha, Aurora, de 2 anos. “Esperávamos por essa creche perto de casa. Moramos no Mangueiral há cinco anos e queríamos que ela aproveitasse e aprendesse mais. Antes, ela ficava com minha mãe, brincando no parquinho do condomínio, mas a creche oferece um desenvolvimento muito maior, assim eu vou trabalhar mais tranquila,” disse.
Creches em todo o DF
Desde 2019, o GDF já inaugurou 27 unidades de educação infantil em locais como Samambaia, Lago Norte, Ceilândia, Pôr do Sol, Sol Nascente, Planaltina, Paranoá, Santa Maria, Gama, Plano Piloto, Taguatinga, Recanto das Emas, SCIA/Estrutural e Jardim Botânico.
Além disso, o GDF está construindo oito novos Cepis em Paranoá Parque, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina, reforçando a expansão da educação infantil no Distrito Federal.








