O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quarta-feira (5) a ordem de serviço para a construção da adutora que interligará os reservatórios do Mangueiral e de São Sebastião. A obra, que será realizada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), é um passo significativo para fortalecer o sistema de abastecimento e aumentar a segurança hídrica na região administrativa.
Com um investimento de R$ 5,43 milhões, o projeto prevê a instalação de 3,9 quilômetros de tubulação em PEAD com diâmetro de 560 milímetros. A nova estrutura terá uma vazão média de 73 litros por segundo, permitindo o transporte de água do Sistema Corumbá para São Sebastião.
Esse projeto beneficiará cerca de 26 mil moradores, proporcionando mais estabilidade no fornecimento de água, especialmente durante os períodos de maior demanda. A interligação entre os reservatórios do Mangueiral e de São Sebastião permitirá maior flexibilidade operacional e uma resposta mais ágil a eventuais manutenções ou emergências, garantindo a continuidade do abastecimento.
Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha ressaltou que a obra é mais uma iniciativa voltada para o desenvolvimento sustentável do DF e o bem-estar da população: “Estamos levando água de qualidade para todas as cidades do Distrito Federal. Estamos garantindo segurança hídrica para todas as famílias do DF, por meio da interligação de todos os sistemas de abastecimento. Estamos falando de, pelo menos, 50 anos sem problemas de água no Distrito Federal. Isso nos traz muita alegria. E em São Sebastião não poderia ser diferente. A adutora está aqui, agora conecta os quatro quilômetros e assegura que não faltará água para ninguém.”
O presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, destacou a importância da interligação para o equilíbrio hídrico do DF: “É um projeto contínuo. Já trouxemos a água do Corumbá para essa região, essa obra foi inaugurada, e agora vamos interligar o sistema Mangueiral, que possui dois reservatórios, aos reservatórios de São Sebastião. Vamos enviar aproximadamente 80 litros por segundo de água para São Sebastião, que antes era abastecida apenas por poços artesianos, os quais enfrentam dificuldades durante a seca. Neste ano, não houve problemas, pois fizemos uma ligação provisória e agora temos a solução definitiva.”
Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações do GDF voltadas para a ampliação da infraestrutura hídrica e a melhoria da qualidade de vida da população. “Essa é a primeira fase do projeto. A segunda etapa incluirá o fornecimento de água no Morro da Cruz, beneficiando 12 mil famílias, e, em seguida, implementaremos o saneamento básico na mesma área e ampliaremos a Estação de Tratamento de Esgoto de São Sebastião, que atenderá toda a região. O investimento será considerável, com aproximadamente R$ 350 milhões destinados a essa área,” acrescentou Luís Antônio Reis.
Com informações da Caesb.








