As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), reconhecidas como um dos principais meios para medir a qualidade da educação no Brasil, estão sendo aplicadas nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Na terça-feira (4), a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, visitou o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15 de Taguatinga para entender as necessidades da escola e motivar os alunos a alcançarem um bom desempenho nos exames.
O sistema de avaliação é aplicado aos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Na terça, as provas abordaram conteúdos de língua portuguesa e matemática; na quarta-feira (5), foram aplicadas as avaliações de ciências da natureza e ciências humanas. No CEF 15 de Taguatinga, esses conteúdos foram trabalhados de forma demonstrativa para algumas turmas.
Fotos: André Amendoeira/Ascom SEEDF
Durante a visita, a secretária Hélvia, acompanhada por servidores da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) e da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga, assistiu à aplicação das provas. Ela ressaltou como os resultados dessa avaliação podem auxiliar o trabalho da Secretaria de Educação. “Incentivamos bastante que os estudantes realizem a avaliação, pois, a partir dos resultados, podemos implementar intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a aprendizagem deles.” Hélvia também destacou que a adesão dos alunos superou as expectativas. “Estamos muito felizes, pois a frequência está ótima! A maioria das escolas está registrando uma participação acima de 80%,” enfatizou.
Com mais de 35 anos de atuação na educação brasileira, o Saeb é aplicado em escolas públicas e privadas. Os resultados ajudam a identificar desafios e avanços, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas educacionais.
Mudanças no Ensino
A chefe da unidade de planejamento da oferta, avaliação, supervisão e busca ativa escolar da Suplav, Vanessa Arruda, destacou a importância do Saeb no planejamento escolar. “Historicamente, o Saeb tem orientado as Secretarias sobre o planejamento pedagógico. Quanto maior a participação das escolas, mais transparência e confiabilidade teremos nos dados para uma atuação mais eficaz,” afirmou.
Uma das novidades deste ano é a Portaria nº 435/2025, que trouxe mudanças significativas na aplicação do exame, como as avaliações do 5º e do 9º ano do ensino fundamental alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de recursos de acessibilidade, como a prova em Braille e tempo adicional para alunos do ensino especial.
“Incentivamos muito que os estudantes façam a avaliação, pois com os resultados podemos realizar as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a aprendizagem deles,” disse Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF.
A diretora do CEF 15 de Taguatinga, Aguinalda Luíza Souto, mencionou que fez uma ampla divulgação entre os alunos, familiares e a comunidade. As redes sociais da escola promoveram uma campanha que incluiu o slogan “Monte seu look Saeb”, “Lanche especial Saeb”, sorteios, brindes e passeios, incentivando a participação de todos os estudantes.
“O Saeb tem desempenhado um papel importante como feedback do trabalho pedagógico realizado ao longo do ano. Aqui na escola, embora apenas as turmas do 9º ano tenham realizado as provas, planejamos atividades para que os alunos do 8º ano também praticassem, sem atrapalhar a rotina do turno vespertino,” explicou a diretora.
Giselle Xavier, diretora de avaliação educacional da SEEDF, reforçou a importância da aplicação das provas. “O Saeb contribui para intervenções pedagógicas que ajudam a superar fragilidades e a explorar mais potencialidades. Estamos buscando construir uma cultura avaliativa no DF. Quando falamos em avaliação em larga escala, os alunos precisam entender a finalidade dessa avaliação. O objetivo final é a melhoria da qualidade da educação no país.”
Com informações da Secretaria de Educação.








