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Modernização e expansão colocam o metrô do DF em nova fase de crescimento

Após mais de duas décadas de espera, o Distrito Federal está novamente testemunhando a expansão do metrô. Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu na construção e entrega de três novas estações — Estrada Parque, 106 Sul e 110 Sul — e iniciou a ampliação da Linha 1 no ramal de Samambaia, com duas novas paradas previstas para os próximos anos. Esse conjunto de investimentos representa uma nova fase para a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), que combina a expansão da rede com modernização tecnológica e aumento da receita tarifária.

As três estações inauguradas na gestão de Ibaneis Rocha receberam mais de R44milho~eseminvestimentosemobrascivis,sistemaseleˊtricoseacessibilidade,incluindoelevadoreseescadasrolantes.Na106Sul,areceitaprovenientedalocac\ca~odeespac\cosepublicidadejaˊultrapassouR 44 milhões em investimentos em obras civis, sistemas elétricos e acessibilidade, incluindo elevadores e escadas rolantes. Na 106 Sul, a receita proveniente da locação de espaços e publicidade já ultrapassou R 6 milhões desde 2020, enquanto na 110 Sul foram mais de R$ 5 milhões em receitas adicionais.

Além do aumento da arrecadação tarifária, que será reinvestida em serviços de modernização e manutenção da linha, as novas estações também têm resultado em maior adesão da população ao metrô.

“Com a entrega de novas paradas, como temos feito desde 2019, conseguimos atrair mais passageiros para o sistema. Isso é crucial para atender o cidadão. As pessoas que residem e trabalham nas proximidades dessas estações agora têm a oportunidade de usar o metrô para se deslocar,” afirmou o presidente da companhia, Handerson Cabral Ribeiro. “Assim, cumprimos nossa responsabilidade social e ainda aumentamos as receitas do Metrô para investir em outras áreas,” destacou.

As três estações entregues na gestão Ibaneis Rocha receberam investimentos superiores a R$ 44 milhões em obras civis, sistemas elétricos e equipamentos de acessibilidade, como elevadores e escadas rolantes | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Expansão em Andamento

Atualmente, o Metrô-DF possui 42,3 km de extensão, ligando Brasília a Ceilândia e Samambaia, transportando entre 160 mil e 180 mil usuários em dias úteis. O traçado em formato de “Y” inclui o eixo principal até Águas Claras (19,1 km), o ramal até Ceilândia Norte (14,3 km) e o trecho até Samambaia (8,8 km).

Nos próximos anos, espera-se que a extensão dos vagões aumente ainda mais. O GDF está trabalhando na expansão da Linha 1 em Samambaia, que incluirá duas novas estações e 3,6 quilômetros de via, com um investimento de R$ 348,9 milhões já garantido no orçamento até 2026.

Além disso, há planos para a construção de mais duas estações em Ceilândia, que estão em fase de análise pelo Tribunal de Contas do DF e serão licitadas em breve para ampliar a atuação do metrô na região. Essas obras somarão 6 quilômetros de linha e quatro novas estações, beneficiando mais de 35 mil passageiros diariamente.

A região Sul, que inclui Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro, também será contemplada com a expansão do metrô. Atualmente, equipes estão realizando estudos preliminares de viabilidade funcional, técnica, econômica e ambiental para implementar a chamada Linha 2, que deve ter cerca de 50 km de extensão, ligando essas áreas à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios.

Modernização da Frota e Novos Trens

Paralelamente à ampliação da rede, o GDF está se preparando para adquirir 15 novos trens e realizar a manutenção completa de 20 unidades da série 1000, que são as mais antigas em operação desde 2001. O investimento para a compra dos novos vagões é estimado em cerca de R$ 900 milhões.

“Essa será uma das primeiras intervenções significativas, uma vez que esses trens já passaram por um programa de manutenção. No entanto, é necessário modernizá-los completamente para que fiquem tecnologicamente alinhados aos novos veículos, garantindo que não apresentem falhas devido à idade ou problemas nos sistemas, o que poderia impactar o funcionamento de toda a linha, que é interligada,” acrescentou Handerson.

Nos próximos anos, também está prevista a modernização total do sistema de sinalização e controle, com um custo estimado entre R600eR 600 e R 800 milhões, que permitirá maior segurança, eficiência energética e regularidade na circulação dos trens.

Mais Tecnologia e Conforto para o Usuário

Além das grandes obras de infraestrutura e expansão, o Metrô-DF tem investido em modernização tecnológica. Entre as principais inovações estão a implementação do pagamento por aproximação diretamente nas catracas, a substituição e ampliação dos validadores, a utilização de QR Code em vez de bilhetes de papel, painéis informativos com horários de chegada e partida dos trens em todas as 27 estações e o lançamento de um aplicativo que permite acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema e os horários das linhas.

Outra mudança significativa foi a alteração no horário de operação, com a abertura das estações às 5h30, meia hora mais cedo do que antes, e funcionamento estendido até 21h30 aos domingos, atendendo a uma demanda antiga dos usuários.

“Antes, funcionávamos apenas até 19h aos domingos, o que gerava muitas reclamações dos passageiros. Com essa ampliação, junto ao Programa Vai de Graça, que oferece transporte gratuito aos domingos, conseguimos dobrar o número de passageiros que utilizam nosso sistema nesse dia. É um sucesso, pois as pessoas estão saindo para passear com suas famílias, e quem trabalha nesse dia também consegue ir e voltar de graça,” afirmou Handerson Cabral Ribeiro.

Aos domingos, com a implementação do programa Vai de Graça pelo governador Ibaneis Rocha, o metrô viu um aumento de usuários, passando de 30 mil para 50 mil com a gratuidade.

Com as obras em andamento, a modernização do sistema e a previsão de mais investimentos futuros, a expectativa é que o Metrô-DF atenda bem o crescimento da capital federal nas próximas décadas. “Estamos trabalhando para trazer o que há de mais moderno para o metrô do Distrito Federal. Nosso objetivo é preparar o metrô para os próximos 40 anos, com tecnologia de ponta, conforto e confiabilidade,” concluiu Handerson.

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