A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizará uma audiência pública nesta sexta-feira (7), às 19h, para discutir as demandas públicas apresentadas pelos participantes do Grito das Periferias, uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). O evento será presidido pelos deputados Fábio Felix (Psol) e Max Maciel (Psol) e acontecerá no plenário da Casa.
Lançado em fevereiro deste ano, o projeto Grito das Periferias proporcionou formação política a mais de 100 jovens, com idades entre 16 e 29 anos, a maioria oriunda de Ceilândia, Estrutural e Itapoã. Jovens de outras regiões administrativas do DF, como Sol Nascente, Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires, Arniqueiras e Paranoá, também participaram.
Durante o desenvolvimento do projeto, os jovens assistiram a palestras e participaram de debates sobre diversos temas, incluindo direitos humanos, raça, gênero, interseccionalidade, orçamento público e direito à cidade. Ao final do programa, os participantes elaboraram um plano de incidência política com demandas prioritárias nas áreas de educação, saúde, segurança, inclusão social e cultura, que serão apresentadas na audiência.
De acordo com o deputado Fábio Felix, além das propostas desenvolvidas pelos participantes do projeto, a audiência tem o propósito de discutir a importância de manter e expandir iniciativas como o Grito das Periferias, visando aumentar a participação dos jovens na formulação de políticas públicas distritais.
“A audiência pública é fundamental para exigir das autoridades do DF maior transparência e compromisso com os recursos e as políticas públicas voltadas para as regiões e populações mais vulneráveis”, ressalta Felix. “O encontro também servirá como um espaço para apresentar propostas concretas que ajudem a melhorar as condições de vida dos adolescentes e jovens das periferias”, enfatiza.
A audiência pública desta sexta-feira pode ser acompanhada pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, além do canal da CLDF no YouTube.








