A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) apresentará, na próxima segunda-feira (10), o novo Sistema Conlegis, uma ferramenta projetada para modernizar e aprimorar o gerenciamento das demandas da Consultoria Legislativa da Casa.
O objetivo da ferramenta é melhorar as funções de protocolo, comunicação e gestão da base de informações, assegurando maior agilidade e transparência na interação entre solicitantes e consultores legislativos. Com o novo sistema, todas as solicitações serão registradas diretamente na plataforma, permitindo um controle completo das ordens de serviço, encaminhamentos e análises realizadas.
Além disso, o Conlegis contará com um banco de dados consultável, que reunirá os produtos elaborados pela consultoria e permitirá a integração com outros sistemas da Casa, como o Processo Legislativo Eletrônico (PLE).
O deputado Martins Machado, que preside a Terceira-Secretaria do CLDF, à qual a Conlegis está vinculada, enfatizou que a implementação do novo sistema representa um avanço significativo para toda a Casa. “Para a Consultoria, essa ferramenta fortalece o trabalho técnico, otimiza a gestão das demandas, reduzindo tempo e esforço, e amplia a integração com outros sistemas. Para os gabinetes e demais solicitantes, o sistema oferece mais rapidez, transparência e segurança no acompanhamento das solicitações, garantindo um assessoramento mais ágil, organizado e confiável”, afirmou.
O consultor legislativo Josimar Oliveira ressaltou que a ferramenta de consulta aos trabalhos desenvolvidos pela Conlegis abrirá novas oportunidades. Ele também mencionou que as novas funcionalidades incluirão inteligência artificial para auxiliar na produção de textos e pesquisas. “Estamos trabalhando para integrar novas tecnologias aos sistemas da Casa, como a IA da Conlegis, com o intuito de melhorar a qualidade do trabalho e o atendimento aos nossos solicitantes”, destacou.
Durante o mesmo evento, será lançada uma nova funcionalidade no PLE, chamada “Reunião Presencial das Comissões”. Esta ferramenta, desenvolvida pela Diretoria de Modernização e Inovação Digital (DMI), transformará a gestão das reuniões presenciais, permitindo que todo o processo de votação das matérias pelas comissões seja realizado eletronicamente, eliminando a necessidade de registro manual dos resultados dos votos, substitutivos ou emendas apresentadas aos projetos de lei em tramitação, o que proporcionará maior controle e transparência ao processo legislativo.
Segundo o quarto-secretário da CLDF, deputado Robério Negreiros (PSD), a iniciativa reforça o compromisso da Casa com a inovação: “Desde que assumimos a Quarta-Secretaria, temos priorizado iniciativas que promovam a modernização, a otimização e a transparência dos processos da CLDF. O novo sistema é um passo nessa direção, aproximando o Legislativo das ferramentas digitais mais modernas e garantindo que esta Casa esteja melhor preparada para responder de forma eficiente às demandas da nossa cidade”, enfatizou o parlamentar.
As novas funcionalidades são fruto da parceria entre a DMI e a Consultoria Legislativa (Conlegis), órgão técnico da CLDF que oferece consultoria e assessoramento especializado aos deputados e órgãos legislativos, fornecendo análises, pareceres e estudos para apoiar a elaboração de leis e o processo legislativo.
O lançamento do novo Sistema de Consultoria Legislativa e da funcionalidade “Reunião Presencial das Comissões” do PLE acontecerá no Foyer do Plenário da CLDF na próxima segunda-feira (10), às 14h.








