-

Museu Nacional da República será o cenário da 4ª edição do Casamento Comunitário de 2025

Faltando um mês para a 4ª edição do Casamento Comunitário de 2025, agendada para 7 de dezembro, os preparativos já estão em curso, aumentando a expectativa entre os futuros noivos. Após edições anteriores realizadas em locais emblemáticos da capital, como o Pontão do Lago Sul e a Concha Acústica, a cerimônia deste ano acontecerá no Museu Nacional da República.

O Casamento Comunitário é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) que possibilita a casais em situação de vulnerabilidade a oportunidade de formalizar sua união gratuitamente, com toda a estrutura e atenção necessárias para o momento.

Yara Ferreira Silva, 36 anos, e Murilo Nascimento, 39, que são apaixonados desde a adolescência, reafirmaram seu amor ao lado de seus três filhos e familiares durante a terceira edição do Casamento Comunitário deste ano, realizada em setembro. A dona de casa e o motorista relataram que sempre tiveram o desejo de se casar, mas a preocupação com os custos impediu a oficialização da união. “Casar sempre foi um sonho, mas os gastos, a burocracia e as prioridades com os filhos nos fizeram adiar por muito tempo. Com o Casamento Comunitário, conseguimos realizar esse sonho com tudo o que temos direito”, compartilhou Yara.

Enquanto isso, Jane da Cunha Silva, de 34 anos, vive a expectativa pelo Casamento Comunitário de forma ainda mais intensa. A dona de casa se inscreveu no programa durante a edição do GDF Mais Perto do Cidadão em São Sebastião. Além da ansiedade para saber se será contemplada para oficializar a união com o vigilante Josenaldo Francisco da Silva, Jane aguarda a chegada de Aurora, a primeira filha do casal. “Estou ansiosa para realizar dois grandes sonhos: casar com meu companheiro de vida e dar à luz à nossa pequena”, disse, emocionada.

Casais interessados ainda podem se inscrever para a última edição de 2025. As inscrições são feitas presencialmente em pontos de atendimento do DF, como o Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, as Praças dos Direitos da Ceilândia (QNN 13) e do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II), e a Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 09), além das edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que ocorrem quinzenalmente em diferentes regiões administrativas.

Para participar, o casal deve ter mais de 18 anos, comprovar residência no DF, apresentar uma declaração de hipossuficiência e os documentos necessários. Todas as informações estão disponíveis no site da Sejus. A expectativa é que mais de cem casais oficializem suas uniões nesta edição, totalizando mais de 400 casamentos realizados ao longo de 2025 pelo programa.

O projeto oferece aos casais isenção de taxas cartoriais, produção completa para as noivas — incluindo vestido, maquiagem e penteado —, terno para os noivos, transporte até o local da cerimônia e uma festa coletiva para comemorar o momento. Tudo isso é possível graças ao apoio de diversas instituições parceiras da Sejus, que ajudam a tornar o grande dia desses casais inesquecível.

“Garantir o direito ao matrimônio civil, sem que o custo seja um impedimento, é promover respeito e inclusão às famílias que constroem nossa cidade. A formalização do amor não deve ser considerada um privilégio, mas sim um direito”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Com informações da Sejus-DF

- -
LEITORES ONLINE:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

LEITORES ONLINE