Após se consolidar no Brasil como uma data emblemática para compras e promoções, a dinâmica da Black Friday passou por mudanças. Atualmente, setores além do comércio tradicional também divulgam promoções, especialmente no ambiente online. É possível encontrar ofertas em cursos, mentorias, produtos digitais e outras inúmeras possibilidades.
As promoções se estendem por todo o mês de novembro e, às vezes, ocorrem em datas específicas em diferentes setores, não se limitando à tradicional última sexta-feira do mês. Pessoas físicas e o comércio informal também anunciam ofertas e, nesse contexto, o Procon-DF recomenda que os consumidores aumentem a atenção durante as compras.
Dicas para compras físicas:
- Monitore os preços: Acompanhe o preço médio do produto antes das promoções para garantir que o desconto é real. O anúncio deve mostrar o preço anterior, o desconto efetivo e a validade da promoção.
- Publicidade deve ser clara e verdadeira: Guarde folhetos ou capturas de tela que apresentem o produto, o valor, e informações como o link, nome da loja, data e hora da pesquisa. Isso ajuda a confirmar se a oferta foi realmente cumprida.
- Avalie seu orçamento: Não se deixe levar por “oportunidades únicas”. O comércio frequentemente faz liquidações, especialmente após as festas de fim de ano. Se não puder gastar na Black Friday, não se preocupe; novas oportunidades surgirão em breve.
- Promoção não anula garantia: Mesmo em liquidação, os produtos têm garantia legal de 90 dias (para itens duráveis) ou 30 dias (para itens não duráveis).
- Guarde a nota fiscal e os comprovantes: Isso protege você em caso de problemas com o produto.
- Evite o comércio informal e fuja da pirataria: Lojas informais são difíceis de rastrear se ocorrerem problemas e produtos ilegais não passam por controle de qualidade, o que pode resultar em prejuízos ao consumidor.
Dicas para compras online:
- Verifique se o site é legítimo: Confira o CNPJ da empresa, o endereço físico e os selos de segurança do site (“https://” e cadeado). Sites fraudulentos geralmente contêm erros de digitação ou domínios genéricos.
- Cheque se a loja online possui um SAC: Ter um contato para tirar dúvidas ou fazer reclamações é importante.
- Leia as avaliações de outros consumidores: Pesquise sobre a loja no Google, no Procon e em plataformas como “Reclame Aqui”.
- Desconfie de opções de pagamento apenas via Pix ou boleto: Prefira meios que permitam rastreamento e cancelamento.
- Desconfie de preços muito baixos, pois costumam ser um sinal de fraude.
- Direito de arrependimento: O consumidor tem até sete dias após o recebimento do produto para desistir da compra, sem necessidade de justificativa.
- Responsabilidade do fornecedor: O fornecedor deve cumprir o prazo de entrega prometido. Se ocorrer atraso, você pode exigir o cumprimento, solicitar um produto equivalente ou cancelar o pedido sem custo.
O Procon recomenda que consumidores que se sentirem lesados ou que tiverem problemas durante as compras da Black Friday, como descumprimento de ofertas ou atrasos na entrega, registrem suas queixas em postos de atendimento do Procon, ou online, pelo site do Procon.
Com informações do Procon-DF








