A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) aproveita a chegada da temporada de chuvas para dar início à fase de plantio nos canteiros ornamentais que embelezam o Distrito Federal. A estação do ano facilita a irrigação, um dos fatores considerados para garantir que esses locais se mantenham sempre vibrantes.
O Departamento de Parques e Jardins da Diretoria das Cidades da Novacap realiza periodicamente a verificação e avaliação das condições e necessidades de cada área. No momento, a manutenção está sendo realizada nos canteiros da Torre de TV, da Ponte das Garças, da Quadra QI 5 do Lago Sul e do Complexo Brasil 21.
Segundo o diretor das Cidades, Raimundo Silva, na escolha dos locais, além da facilidade de irrigação, também são considerados a inclinação do terreno, o fluxo de pedestres e veículos, e a presença de redes aéreas e subterrâneas de água, energia, telefonia e drenagem pluvial. “Damos prioridade a áreas que valorizem os espaços públicos para compor a identidade visual da capital,” destacou o gestor.
Patrimônio ambiental
O primeiro canteiro ornamental foi plantado em 1991, no balão da quadra 308 da Asa Sul, no Plano Piloto, perto da Igrejinha. Hoje, há quase 600 desses canteiros espalhados por todo o Distrito Federal.
A seleção das espécies varia conforme cada local, a adaptação das plantas ao ambiente e a facilidade de manutenção. “As principais mudas de flores utilizadas são cravo (tagete), zínia, dália, camomila e sálvia, que possuem um ciclo de aproximadamente quatro meses, sendo bastante utilizadas pela boa adaptação e pleno florescimento. Também são plantadas mudas perenes (de longos ciclos), como a barba de serpente, agapanthus, hemerocallis, dionela, entre outras,” afirma Leticia Gomes, assessora do Departamento de Parques e Jardins.
A manutenção das áreas verdes abrange a roçagem da borda da grama, a retirada de plantas daninhas, adubação, replantio, irrigação e supervisão técnica contínua.
Furto de mudas é crime
A Novacap solicita o apoio da população para denunciar casos de furto e auxiliar na preservação desses espaços. Para relatar qualquer situação criminosa, basta ligar para a Ouvidoria da companhia, pelo telefone 3403-2626, ou para a Polícia Civil, pelo número 197.
Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)








