Nesta terça-feira (18), os deputados Chico Vigilante (PT) e Gabriel Magno (PT) usaram a tribuna para criticar a imposição de uma multa de milhões contra o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF).
De acordo com Chico Vigilante, o Governo do Distrito Federal (GDF) está exigindo o pagamento de R$ 4 milhões de uma só vez. Essa multa se refere ao descumprimento de uma decisão judicial que determinou a suspensão de uma greve da categoria durante a gestão de Rodrigo Rollemberg.
“O sindicato buscou negociar, inclusive propondo o parcelamento da dívida. No entanto, o Governo do Distrito Federal rejeitou essa proposta e, hoje, começou a exigir uma multa de R$ 4 milhões, por causa de uma greve que foi justa e honesta, reivindicando melhores condições de trabalho,” declarou Vigilante. O deputado frisou que o direito à greve está garantido pela Constituição Federal.
Logo em seguida, Gabriel Magno apoiou as críticas: “Hoje, foi confirmada a aplicação de uma multa, que considero inconstitucional e imoral, ao Sindicato dos Professores.” Ele condenou a atitude do Poder Executivo. “O governo prefere aplicar uma multa em vez de negociar com a categoria,” enfatizou Magno.








