No contexto das comemorações neste mês de novembro que celebram a consciência negra, Zumbi dos Palmares e as lutas globais das mulheres negras, a Câmara Legislativa inaugurou, na tarde desta segunda-feira (24), a exposição “Aquilombadas: arte, memória e resistência afrodescendente”. Organizada pela Embaixada do Uruguai no Brasil e pelo coletivo Nzinga Artesanías Étnicas e Mizangas, a mostra apresenta obras da artista Mary Porto Casas, artesanato afro-uruguaio e o livro “Vozes Negras Escritas”.
A abertura do evento reuniu artistas, ativistas, pesquisadoras e criadoras afro-uruguaianas e afro-brasileiras “num encontro que serviu como espaço de diálogo, afeto e reconstrução”, de acordo com o embaixador Rodrigo Nin Novoa, que ressaltou “a força histórica das mulheres negras da região”. Ele também mencionou a realização da Marcha das Mulheres Negras em Brasília, que este ano abordou o tema “Reparação e Bem-viver”.
Representando a Câmara Legislativa, a deputada Doutora Jane (MDB) elogiou a realização da jornada “Aquilombadas”, que “valoriza as mulheres por meio da arte”, e enfatizou a importância de combater “o racismo enraizado na sociedade brasileira”. Como a primeira deputada distrital negra nos 34 anos da CLDF, ela também destacou a “necessidade urgente de mudar esse cenário” e a demanda por “igualdade e respeito”.
Jane Marrocos, membro do Conselho Curador de Cultura da CLDF, acrescentou que a Casa tem promovido diversas iniciativas em prol dos direitos das mulheres, sublinhando o fato de que o Brasil é um país altamente miscigenado.
O evento também contou com a presença do coletivo Cuerda Mizanguera. Suas integrantes compartilharam informações sobre a atuação do grupo em áreas como saúde, cultura, direitos humanos e equidade, entre outras. Após suas falas, elas realizaram uma apresentação de candombe, uma manifestação cultural afro-uruguaia caracterizada pelo ritmo dos tambores, que combina música e dança.
A exposição “Aquilombadas” estará aberta ao público de forma gratuita no Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa até a próxima quarta-feira (26), das 9h às 19h.








