Ao entrar na Câmara Legislativa, é comum se deparar com um grupo de estudantes usando uniformes azuis. Eles estão sempre presentes na Casa de Leis do Distrito Federal, participando do programa Conhecendo o Parlamento.
Essa iniciativa é organizada pela Escola do Legislativo do DF (Elegis) e tem como objetivo aproximar a população do Poder Legislativo e ensinar sobre o funcionamento da democracia. Neste ano, já foram realizadas mais de 100 edições do programa, envolvendo quase 8 mil alunos de diversas escolas públicas e privadas.
Durante a visita, os estudantes assistem a uma palestra interativa, fazem um tour guiado e, claro, desfrutam de um lanche. A CLDF cobre os custos com a alimentação e o transporte dos alunos, que são, em sua maioria, do ensino fundamental (projeto Cidadão do Futuro).
Existem também edições voltadas para a educação infantil (projeto Infância Cidadã), ensino médio e superior (projeto Jovem Cidadão), além de um projeto para idosos (Cidadania para Todos). Desde o seu início em 2012, a iniciativa já atendeu mais de 60 mil pessoas.
O programa tem alta demanda por parte das escolas. “Ofertamos 70 edições para a SEEDF (Secretaria de Educação) por meio de um acordo de cooperação, e todas as vagas são preenchidas em menos de 48 horas,” observa Marília Teixeira, coordenadora do Conhecendo o Parlamento.
Ela acredita que a ação provoca um “impacto notável no fortalecimento da democracia, no letramento político e na compreensão do papel da CLDF, conectando a comunidade ao Legislativo”.
“É a semente da cultura da educação democrática,” define Luiz Eduardo Netto, diretor da Elegis. “Estamos plantando a ideia do que é a democracia, da Casa do Povo e da importância de se participar da vida política do seu país e da sua comunidade,” afirma.
Neste ano, a iniciativa recebeu um reconhecimento nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), conquistando o segundo lugar na categoria comunidade do Prêmio Abel 2025.
“Nós precisamos aprender sobre cidadania, entender nossos deveres, nossos direitos e qual é a função desta Casa Legislativa,” defendeu a deputada Paula Belmonte (Cidadania), segunda vice-presidente da CLDF e responsável pela Elegis, durante o lançamento do programa em março de 2025.








