-

Zoológico de Brasília vive ano histórico em 2025

O ano de 2025 marcou uma das fases mais significativas da história da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Além da celebração dos 68 anos da instituição, mais antiga que a própria capital federal, a equipe do Zoológico atuou em cerca de 70 nascimentos importantes para a conservação da fauna e fortaleceu sua presença no cenário internacional ao se tornar membro da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (Waza). Outro destaque foi a inauguração do aviário de imersão, novo espaço voltado à educação ambiental.

Entre os nascimentos registrados estão um tamanduá-mirim, 12 jararacas-caiçacas, cerca de 50 filhotes de tigre-d’água-de-orelha-vermelha, dois filhotes de sauim-de-coleira, duas jacutingas,um macaco-bugio, uma aperema e um periquito-de-asa-amarela.

“A chegada dos filhotes em 2025 é motivo de grande alegria para toda a equipe. Cada nascimento confirma que as práticas de manejo, cuidados veterinários e o comprometimento com a biodiversidade estão proporcionando condições adequadas para a reprodução e o bem-estar das espécies”, explica Wallison Couto, diretor-presidente da instituição.

Todos os filhotes são acompanhados diariamente por uma equipe técnica multidisciplinar que atua em vários setores do Zoológico de Brasília, incluindo o Hospital Veterinário. O espaço também atende animais vítimas de incêndios e atropelamentos. Somente em 2025, foram realizados mais de dez mil procedimentos em animais do plantel e em animais externos sob cuidados humanos.

Ampliação do reconhecimento internacional e inauguração de novo espaço

Outro marco foi a entrada do Zoológico de Brasília na Waza, consolidando a instituição entre as organizações reconhecidas globalmente pela conservação, pesquisa e bem-estar animal. Para Wallison Couto, o reconhecimento da Waza “representa o compromisso do Zoo de Brasília com os princípios dos zoológicos modernos, pautados pela conservação da biodiversidade, pela ciência e pelo cuidado ético com os animais”.

Além disso, foi inaugurado o aviário de imersão, que abriga 15 espécies e 18 aves, todas brasileiras, além de borboletas e jabutis, em um ambiente compartilhado entre aves e répteis.

O Zoológico de Brasília se destacou, ainda, pelos avanços em pesquisa e educação ambiental, com os programas Zoo Noturno, Zoo Experiência, Zoo Escolar e Zoo Convivências, voltados para o atendimento à comunidade. Ao longo do ano, cerca de 20 mil pessoas participaram das atividades imersivas, educativas e promotoras da cidadania ambiental.

*Com informações do Zoológico de Brasília

LEITORES ONLINE:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

LEITORES ONLINE